(Terra em latim) No início era o Caos, o vazio, a matéria informe e a desorganização total. Desse caos primordial surgiu Gaia. Hesíodo, no século VII a.C., coloca na origem dos deuses quatro divindades primordiais: Caos, Gaia, Tártaro e Eros . Doadora da vida, chamada de a Grande Mãe, foi a partir dela que a matéri Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Gaia

97

por:

(Terra em latim) No início era o Caos, o vazio, a matéria informe e a desorganização total. Desse caos primordial surgiu Gaia. Hesíodo, no século VII a.C., coloca na origem dos deuses quatro divindades primordiais: Caos, Gaia, Tártaro e Eros.

Doadora da vida, chamada de a “Grande Mãe”, foi a partir dela que a matéria começou a tomar forma e o mundo a se estruturar . Foi por isso venerada como deusa universal da fertilidade.

Gaia

Através da partenogênese gerou os Montes, os Pontos - o Mar - e Urano , o qual desposou. Juntamente com este último, foi personagem principal do primeiro casamento sagrado da mitologia grega. Foi dessa hierogamia que nasceram muitos filhos, todos eles simbolizando as forças selvagens e primitivas da natureza. Eram eles os Titãs Oceano, Ceos, Crio, Hiperión, Jápeto e Crono ; as Titânidas Téia, Réia, Têmis, Mnemósina, Febe e Tétis; os Ciclopes, monstros de um só olho, Arges, Estérope e Brontes e os Hecatonquiros, gigantes de cinquenta cabeças e cem braços chamados Coto, Briaréu e Gias.

Desempenhou papel de destaque nas batalhas travadas por Zeus para alcançar o Olimpo. Foi ela quem aconselhou o jovem deus a libertar do Tártaro os Ciclopes e os Hecatonquiros. Posteriormente, irritada com o fato de ver os Titãs, seus filhos, lançados ao Tártaro, enviou os terríveis Gigantes para lutar contra Zeus e seus aliados. Ainda como derradeira tentativa de derrotar o futuro senhor do Olimpo, se uniu ao Tártaro e gerou o terrível monstro Tifão. Tinha um aspecto medonho e tamanho colossal. Os deuses, quando o viram, disfarçaram-se em animais e fugiram para o Egito. Apenas Zeus e Atená permaneceram no Olimpo e resistiram à hedionda criatura que ao final foi derrotada e enterrada sob o monte Etna.

Gaia uniu-se ainda a Pontos e com ele teve Taumas, Fórcis, Ceto e Euríbia.

Os deuses primordiais foram entidades pouco cultuadas porém foram de suma importância devido a seu aspecto cosmogônico, ou seja, foi a partir deles que se iniciou a criação do Universo.