O deus tem sido associado muitas vezes com o deus do tempo. Tal fato ocorre porque os vocábulos Krónos (Crono) e Khrónos (tempo) em grego se assemelham na pronúncia, muito embora se distinguiam na origem e na grafia. Crono foi o caçula dos Titãs nascidos de Urano , o Céu e Gaia , a Terra.Gaia, cansada de ver o triste fim reservado à sua prole, clama por vingança.
Crono atende a seus apelos e, com a foice amolada por sua própria mãe, castrar Urano atirando seus testículos ao mar. Em seguida, liberta um a um os irmãos outrora aprisionados por seu pai ao seio da Terra. Crono foi o caçula dos Titãs nascidos de Urano e Géia. Atendendo a um pedido de vingança por parte de sua mãe, castrou com uma foice seu pai, lançando seus testículos ao mar e em seguida libertando seus irmãos que haviam sido enviados de volta ao seio da terra por Urano.
Casou-se com Réia e com ela teve seis filhos, Héstia , Deméter , Hera , Hades , Posídon e Zeus , os quais, posteriormente se converteram em deuses olímpicos. Tornou-se, a exemplo de seu pai, um tirano, uma vez que, não bastando o fato de mandar para o tártaro os Ciclopes e Hecatonquiros, engolia seus filhos assim que nasciam. Dessa forma, Crono procurava impedir o cumprimento da profecia que afirmava que um de seus filhos, um dia, o destronaria. Réia porém, ao dar a luz a Zeus, apresentou a seu marido uma pedra embrulhada em um lençol que imediatamente a engoliu acreditando tratar-se do filho recém nascido.
Tempos depois vomitou todos os seus filhos após tomar uma poção oferecida por Zeus que liderou seus irmãos numa batalha que culminou após dez anos com o destronamento de Crono. Cumpriu-se assim a profecia.