Para tanto, metamorfoseado, apresentou-se à jovem como seu futuro marido, contando-lhe da detalhes da batalha empreendida, dos golpes certeiros e apresentando como prova definitiva de sua identidade a taça de ouro utilizada pelo monarca derrotado, a qual inclusive ofertou à amada. Durante três dias consecutivos, Apolo , a pedido do pai, não percorreu o céu com o carro do sol, e durante essa longa noite, o deus dos deuses amou ardentemente à Alcmena. No dia seguinte ao idílio, retornou à cidade Anfitrião, que estranhou a reação da noiva, que o tratou com relativa indiferença, visto que esta acreditava já tê-lo encontrado na noite anterior. Anfitrião consultou o adivinho Tirésias que lhe esclareceu o ocorrido. Este irado, colocou a jovem numa enorme Pira e ateou fogo mas foi detido pela intervenção de Zeus, que enviou uma chuva torrencial que apagou a fogueira. Compreendendo o sinal divino, o jovem reconsiderou e casou-se com Alcmena, a qual gerou de seus dois amantes, dois filhos: Héracles , fruto de seu encontro com o deus e Íficles, filho do mortal.
Hera , ao tomar conhecimento da declaração de Zeus que o primeiro filho nascido dentre os Perseidas, isto é, o primogênito na descendência de Perseu se tornaria rei, resolveu, para prejudicar o filho de sua rival retardar seu nascimento e favorecer Euristeu, filho de Estênelo e Nicipe, antecipando seu nascimento. Este, posteriormente tornou-se rei de Micenas, Mideia e Tirinto porque veio ao mundo com apenas sete meses de gestação. Alcmena, vítima de Hera, teve em muito aumentada suas dores de parto visto que a deusa enviou a filha Itília, cuja função era de assistir às parturientes, e as Parcas para retardar o nascimento do herói. Estas, sentadas à porta da jovem, cruzaram pernas e braços pra impedir que Alcmena desse à luz. A jovem tebana Galintia idealizou um plano para ajudar a miga: avisou às guardiões que debalde seus esforços a criança havia nascido graças a Zeus. Ilítia e as Parcas acreditando terem fracassado em sua missão, abandonaram seu posto e dessa forma, Alcmenta pode enfim dar à luz à Héracles, após dez meses de gestação.
Após sua morte, foi levada à ilha dos bem aventurados e lá desposou Radamanto, filho de Europa e Zeus, juiz do tribunal dos Infernos junto à Éaco e Minos.