O oxigênio é vital para as plantas assim como para todos os seres vivos. No processo de respiração há uma liberação de energia dos açúcares que a planta utiliza para sua nutrição. Como resultado desta reação o gás carbônico é liberado. A fotossíntese é outro processo onde as plantas absorvem gás carbônico. A luz do Sol auxilia as plantas na produção de nutrientes na fotossíntese.
Com o objetivo de manter o vegetal fixado no solo e proporcionar um meio de absorção de nutrientes e água, as plantas em sua evolução desenvolveram as raízes com esta finalidade.
As raízes contêm filamentos que são chamados capilares e que são responsáveis pelo processo de absorção propriamente dito. Para o transporte da água e dos nutrientes a planta contém o estema, que nada mais é do que o corpo principal da planta, onde inclusive estão as folhas e as flores.
Através da absorção do gás carbônico, da água e da a exposição ao sol, as folhas exercem um função de transformação. Uma secção transversal em uma folha permite a visualização de suas diversas partes internas que são: epiderme, ou a parte mais superficial da folha; as células internas; os cloroplastos, que contêm o pigmento verde que a planta utiliza na conversão da água em alimento, através da luz solar (o pigmento é denominado clorofila); os estômatos, que agem como poros das folhas, ou seja, têm a função do controle de entrada e saída de gases e água e o veio, responsável pelo transporte de água e sais minerais
Possuindo órgãos similares a ovários, as flores são responsáveis pela reprodução das plantas. O processo de reprodução poderia ser descrito da seguintes forma: a flor contém o pólen que será responsável pela fecundação das sementes;
Através do transporte de pólen ou autopolinização as sementes são fecundadas. O próprio vento assim como pássaros e insetos se encarregam de disseminar o pólen.