Perfil Profissional
Profissional de produção editorial que deseja obter conhecimentos mais aprofundados e sistemáticos na área e demais profissionais atuantes nas áreas de Letras e Comunicação que desejem expandir seu campo de atuação profissional.
Mercado de Trabalho
O curso de Produção Editorial forma profissionais atuantes na produção, processamento e divulgação da informação publicada em qualquer meio, especialmente nos sistemas industriais de comunicação de massa, capazes de coordenar aspectos conteudísticos, formais e mercadológicos do trânsito dos produtos editoriais. Esses profissionais devem ser capazes de:
- fazer uso correto do idioma nacional e das estruturas de linguagem adequadas aos veículos em que atuar;
- dominar os processos de edição de texto, áudio e imagem (estática e em movimento), em todos os meios, organizando-os no sentido de conferir clareza e eficiência aos produtos de comunicação;
- exercer a crítica de produtos culturais, baseando-se em sólido conhecimento da história das manifestações estéticas e dos meios de comunicação;
- planejar e executar, em seus aspectos criativos, técnicos e mercadológicos, ações de desenvolvimento editorial e de produção de bens de informação.
Matérias
- Comunicação e Expressão
- Estrutura de Roteiros
- Estudos da Arte Mercado
- Editorial Nacional e Internacional
- Projeto em Produção Editorial Impressa
- Comunicação Visual
- Estudos da Teoria Literária
- Linguagem Audiovisual
- Metodologia: Ciência e Normas Técnicas
- Projeto em Produção Editorial Audiovisual
- Antropologia e Cultura Brasileira
- Estudos da Semiótica
- Estudos de Linguagem: Redação e Tratamento de Textos
- Ética e Bases Humanas
- Projeto em Produção Editorial Hipermídia
- Desenvolvimento Humano e Social
- Estudos Fotográficos - Estática e Movimento
- Produção Cultural e Novas Mídias
- Projeto em Produção Editorial em Mídia Digital
- Criação e Produção Impressa - Design Gráfico e Digital
- Empreendedorismo e Sustentabilidade
- Estudos de Linguagem - Leitura Crítica