O curso superior de tecnologia em Radiologia tem como objetivo a formação do profissional para o domínio operacional na ár... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Radiologia [Tecnológico]

97

por:

O Curso

O curso superior de tecnologia em Radiologia tem como objetivo a formação do profissional para o domínio operacional na área de radiodiagnóstico, e que utilize, adequadamente e de forma otimizada, os equipamentos de alta tecnologia relacionados a terapias e produção de imagens médicas e áreas correlatas; a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico; a valorização do trabalho e a mobilização dos valores éticos e tecnológicos necessários à tomada de decisões.

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Radiologia deve possuir conhecimentos científicos e tecnológicos para produção de imagens médica, industrial e áreas correlatas, como também, realizar, controlar e avaliar a qualidade das imagens obtidas em relação ao aspecto exclusivamente operacional. 

Este profissional deverá ser capaz de manter diálogo com a equipe médica, com os técnicos auxiliares e com a equipe de engenharia especializada, atendendo ao cliente de maneira ética e com competência. Deve também, estar apto a transmitir informações técnicas operacionais àqueles envolvidos no diagnóstico, assim como estar em contínua atualização para o efetivo domínio de novas técnicas e metodologias aplicadas ao diagnóstico por imagens e terapias.

Mercado de Trabalho

IlustraçãoO mercado profissional para os alunos que se formam em cursos de graduação tecnológica está em franco crescimento, principalmente pela carência de mão-de-obra qualificada no país. Uma tendência, segundo Aléssio Trindade de Barros, coordenador de supervisão da Rede Federal de Educação Profissional, do Ministério da Educação (MEC), é que a formação em nível superior de radiologia cresça no país.

“É uma área em expansão, que oferece muitas oportunidades. Entre os cursos de tecnologia, este é o segundo que tem maior oferta de empregos no Brasil. Isso porque cada vez mais se precisa de pessoas especializadas em saúde e pesquisa tecnológica”, diz Barros.

Matérias

- Língua Portuguesa e Redação Aplicada
- Química Aplicada a Radiologia
- Física Geral
- Anatomia e Fisiologia do Esqueleto Humano
- Psicologia das Relações Humanas
- Introdução à Administração
- Informática Médica
- Física Radiológica
- Epidemiologia e Prática Hospitalar
- Anatomia e Fisiologia do Sistema Humano
- Dependência Química
- Gestão em Serviços de Radiologia
- Bioestatística
- Biossegurança
- Controle de Qualidade de Radiografia
- Proteção e Higiene das Radiações
- Ética, Bioética e Legislação Profissional
- Procedimentos de Enfermagem
- Aplicações das Radiações
- Meios de Contrastes Radiológicos
- Radiologia – Imagens
- Radiologia Industrial
- Radioterapia
- Radiografia Digital – Tomografia
- Computadorizada, Ressonância Magnética e Ultrassonografia
- Radiologia Convencional