Religioso espanhol (1491-31/7/1556). Fundador da Companhia de Jesus, à qual pertencem os padres jesuítas. De família nobre, Iñigo López de Loyola nasce em Azpeitia, província de Guipúzcoa, no País Basco.
Educado na corte espanhola, durante a juventude leva uma vida frívola. Entra para o Exército em 1517 e, três anos mais tarde, é gravemente ferido ao defender Pamplona do cerco dos franceses. Durante a recuperação, dedica-se à leitura de histórias sobre a vida de Jesus e dos santos.
Passa o ano de 1522 e de 1523 voltado a orações e penitências e ocupado em escrever o ensaio Exercícios Espirituais - Meditações sobre a Vida de Cristo e a Fé Cristã. Entre 1528 e 1535 frequenta a Universidade de Paris e lá reúne um grupo de seguidores.
Em 1534, com seis discípulos, faz voto de castidade, de pobreza e de obediência ao papa Paulo II em nome da recém-criada Companhia de Jesus. Em 1540, o papa reconhece a instituição como uma ordem da Igreja Católica. Morre em Roma e deixa mais de mil jesuítas dedicados à ordem religiosa, trabalhando em missões no Brasil, Congo, Etiópia e Índia. É canonizado em 1622 pelo papa Gregório XV.