Cresce ouvindo o irmão mais velho e a mãe tocarem piano. Aos 6 já tenta reproduzir o que ouvia e arrisca novas melodias. Aos 8 faz a primeira apresentação pública e aos 11 toca para o czar russo Alexandre I, quando este visita Varsóvia. Em 1829 apresenta-se pela primeira vez em Viena. Volta a seu país e escreve o Concerto para Piano Nº 2 em Fá Menor (1829) e o Concerto para Piano Nº 1 em Mi Menor (1830).
Deixa a Polônia com a intenção de se aperfeiçoar em Viena, mas fica sabendo da revolta polonesa contra o domínio russo e decide morar em Paris. Tem bom relacionamento com a nova geração de compositores, entre eles Franz Liszt, Hector Berlioz e Felix Mendelssohn.
Sensível, de maneiras elegantes, sempre vestido com apuro, passa a ser o professor e músico favorito de Paris. Conhece em 1836 a romancista George Sand (Aurore Dudevant), com quem tem um romance entre 1838 e 1847.
Nessa época, compõe a Fantasia em Fá Menor (1841), a Sonata em Si Menor (1844) e a Polonaise-Fantaisie (1846), consideradas suas obras-primas. É com as Polonaises que exprime seu sentimento patriótico. Vítima de tuberculose, morre em Paris antes de completar 40 anos.