Compositor e pianista polonês (11/2/1810-17/10/1849). Um dos mais destacados músicos do romantismo, escreve quase exclusivamente para pia... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Frédéric Chopin

97

por:

Compositor e pianista polonês (11/2/1810-17/10/1849). Um dos mais destacados músicos do romantismo, escreve quase exclusivamente para piano. Filho de imigrante francês, Frédéric François Chopin (em polonês, Fryderyk Franciszek Szopen) nasce em Zelazowa Wola, perto de Varsóvia.

Cresce ouvindo o irmão mais velho e a mãe tocarem piano. Aos 6 já tenta reproduzir o que ouvia e arrisca novas melodias. Aos 8 faz a primeira apresentação pública e aos 11 toca para o czar russo Alexandre I, quando este visita Varsóvia. Em 1829 apresenta-se pela primeira vez em Viena. Volta a seu país e escreve o Concerto para Piano Nº 2 em Fá Menor (1829) e o Concerto para Piano Nº 1 em Mi Menor (1830).

Deixa a Polônia com a intenção de se aperfeiçoar em Viena, mas fica sabendo da revolta polonesa contra o domínio russo e decide morar em Paris. Tem bom relacionamento com a nova geração de compositores, entre eles Franz Liszt, Hector Berlioz e Felix Mendelssohn.

Frédéric Chopin Sensível, de maneiras elegantes, sempre vestido com apuro, passa a ser o professor e músico favorito de Paris. Conhece em 1836 a romancista George Sand (Aurore Dudevant), com quem tem um romance entre 1838 e 1847.

Nessa época, compõe a Fantasia em Fá Menor (1841), a Sonata em Si Menor (1844) e a Polonaise-Fantaisie (1846), consideradas suas obras-primas. É com as Polonaises que exprime seu sentimento patriótico. Vítima de tuberculose, morre em Paris antes de completar 40 anos.