Diretor e ator de teatro e televisão brasileiro de origem polonesa (7/3/1908-18/10/1978). Com a encenação de Vestido de Noiva (19... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Zbigniew Ziembinski

97

por:

Diretor e ator de teatro e televisão brasileiro de origem polonesa (7/3/1908-18/10/1978). Com a encenação de Vestido de Noiva (1943), de Nelson Rodrigues, inaugura o moderno teatro brasileiro, sobre o qual exercerá grande influência nas décadas seguintes.

Zbigniew Marian Ziembinski nasce em Wielisczka, na Polônia, e estréia como ator aos 12 anos. Depois de atuar durante 15 anos nos principais teatros poloneses, deixa seu país, fugindo da II Guerra Mundial, e chega ao Brasil em 1941.

Liga-se ao grupo carioca Os Comediantes, responsável pela encenação de Vestido de Noiva, e, em 1950, ingressa no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em São Paulo. De 1957 a 1958 trabalha com a companhia de Cacilda Becker e leciona na Escola de Arte Dramática de São Paulo, hoje incorporada à Universidade de São Paulo (USP).

Sua atividade contribui para elevar o nível de representação e direção, bem como a qualidade das peças de autores brasileiros. No início da década de 70 ingressa na TV Globo, onde dirige e atua. De 1977 até a morte é chefe do Departamento de Casos Especiais da emissora. Morre no Rio de Janeiro.