Explorador inglês (19/3/1821-20/10/1890). Richard Francis Burton nasce em Torquay, Devonshire, e alista-se no Exército em 1842, servindo ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Richard Burton

97

por:

Explorador inglês (19/3/1821-20/10/1890). Richard Francis Burton nasce em Torquay, Devonshire, e alista-se no Exército em 1842, servindo na Índia por sete anos. Durante esse período, aprende vários idiomas orientais, entre os quais o árabe e o hindi.

Em 1853 começa suas expedições com uma visita a Medina e a Meca, na Arábia. É o primeiro ocidental a entrar nessas cidades, disfarçado, já que eram locais de peregrinação proibidos para não muçulmanos. Segue para a Somália, na África, em companhia do explorador inglês John Hanning Speke, na tentativa de localizar a então desconhecida nascente do rio Nilo.

Richard BurtonA expedição não consegue cumprir o objetivo, mas, numa segunda tentativa, descobre o lago Tanganica, na República Democrática do Congo. Em 1866, Burton ingressa no serviço diplomático britânico e, entre outros locais, serve por algum tempo em Santos, no Brasil. Morre em Trieste, cidade italiana que na época pertencia ao Império Austro-Húngaro.

É autor de diversas obras, entre elas Narrativa Pessoal de um Peregrino a Medina e Meca (1855) e Primeiros Passos na África Oriental (1856), além de ter feito uma das mais conhecidas traduções de As Mil e Uma Noites.