John Milton foi um poeta inglês representante do classicismo e autor de O Paraíso Perdido, um dos poemas épicos mais importantes da literatura univ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

John Milton

97

por:

Poeta inglês (9/12/1608-8/11/1674). Representante do classicismo e autor de O Paraíso Perdido, um dos poemas épicos mais importantes da literatura universal. Nasce em Londres e estuda em Cambridge. Demonstra erudição desde criança.

Em 1631, antes de se formar, começa a escrever os primeiros poemas e sonetos em latim, italiano e inglês. De 1641 a 1660 também escreve prosa, peças teatrais, artigos e ensaios sobre política e religião. Participa da vida política do país apoiando o movimento liderado por Oliver Cromwell. Chega a ocupar cargos no governo durante o período republicano.

John MiltonCom a restauração da Monarquia, é preso, mas libertado pouco depois, em razão da idade avançada e da saúde frágil. Casa-se pela terceira vez em 1663, com uma jovem de 25 anos, e vive os últimos anos de vida em dificuldades financeiras. Já completamente cego dita o poema O Paraíso Perdido, publicado em 1667, sobre a queda de Lúcifer e o pecado original.

Quatro anos depois lança O Paraíso Reconquistado, uma sequência do primeiro poema, narrando a vinda de Cristo à Terra para reconquistar o que Adão teria perdido. Morre em Londres.