Perfil Profissional
A Engenharia Agrícola é o elo de ligação entre dois importantes campos da Ciência: a Engenharia e a Agricultura. O Engenheiro Agrícola é um profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Compete ao Engenheiro Agrícola atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura buscando soluções de problemas nos sistemas produtivos.
Mercado de Trabalho
“Esse mercado está crescendo bastante, principalmente no planejamento ambiental. As empresas estão preferindo contratar esse profissional para ocupar o lugar do agrônomo, por seu perfil mais claro. Anos atrás, eram contratados agrônomos e engenheiros mecânicos. Atualmente o engenheiro agrícola está substituindo os dois com a mesma qualidade.
A procura maior vem dos setores de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas. Na área ambiental, há um potencial de atuação muito grande. O grande Estado empregador é São Paulo, pois aqui estão as maiores empresas, mas que também atuam em outros estados.”, explica o Prof. José Euclides Paterniani, da Unicamp.
Hoje, os profissionais também estão atuando como autônomos na orientação de produtores na compra e manutenção de equipamentos.
Matérias
- Álgebra Linear e Geometria Analítica
- Algoritmos e Programação Aplicada a Engenharia Agrícola
- Botânica Básica
- Cálculo Diferencial e Integral
- Ecologia
- Fenômenos de Transporte
- Física
- Implantação, Condução e Análise de Experimentos Agrícolas
- Introdução à Engenharia Agrícola
- Introdução a Metodologia Científica
- Mecânica Vetorial para Engenharia Agrícola
- Métodos Numéricos para Engenharia
- Probabilidade e Estatística
- Química Básica
- Representação de Elementos Mecânicos
- Representação de Instalações Agropecuárias
- Resistência dos Materiais
- Termodinâmica Aplicada