Lembre-se que mesmo as companhias mais bem-administradas não são infalíveis. As boas companhias aceitam esse fato e têm mecanismo para lidar com clientes insatisfeitos. Se, após escrever uma carta, você não obtiver uma resposta satisfatória, lembre-se de que é sempre possível mudar de tática.
Prezado Senhor ou Senhora,
Vocês realmente são muito incompetentes. Mas o que mais se pode esperar, já que obviamente não dão a menor bola para seus clientes? Vocês têm alguma ideia do tempo que já perdi, do trabalho que já tive e do dinheiro que já gastei por causa de sua ineficiência?
Não contentes em grafar meu número de telefone incorretamente, vocês ignoraram minhas instruções expressas relativas à maneira como eu queria que meu nome fosse colocado na lista telefônica. Nós pagamos uma quantia extra para aparecermos no catálogo com dois nomes diferentes - o meu e o de minha mulher -, e por isso acho que temos direito a sermos listado como os nomes que escolhemos. De qualquer maneira, constar no catálogo como R. Souza de nada adianta para mim. Verifiquem vocês mesmos e vejam quantas pessoas nesta área estão listado sob este nome. Queria que meu primeiro nome fosse incluído por motivos óbvios, mas meu pedido foi simplesmente ignorado. Certifiquem-se de que o erro será corrigido imediatamente ou terei de deduzir a soma já paga das minhas futuras contas telefônicas.
Atenciosamente,
Riberval Souza
Riberval Souza
Ao se queixar é importante utilizar um tom e uma abordagem adequados. Sua carta tem maiores chances de surtir efeito se você mostrar-se mais chateado que ultrajado, se partir do princípio de que o problema surgiu por um lapso da companhia, e não por pura e estúpida ineficiência.
Examine as duas versões de uma queixa feita a uma companhia telefônica. Qual das duas você acha que surtirá melhor efeito? Obviamente a carta abaixo é a melhor opção, já que o Sr. Souza apresenta os fatos relativos à troca de dígitos do número de seu telefone de um modo ordenado e deixa bem claro que tipo de providência quer que seja tomada.
Erros no Catálogo Telefônicos
Repare por favor, estes dois erros na nova lista Telefônica:
O último número do telefone atribuído a mim na lista é 9.
O último número correto do meu telefone é 7.
Meu nome aparece como R. Souza. Existem muitos R. Souza nesta cidade. Eu solicitei especificamente - e paguei por isso - para constar na lista como Roberval Souza. Os senhores hão de convir que não há muitas pessoas com este mesmo nome em nossa área.
Queira, por favor, providenciar imediatamente a correção do primeiro erro, para que eu possa receber minhas chamadas telefônicas.
Cordialmente,
Roberval Souza
Assinatura