"Caçando" devedoresA abordagem nas cartas de cobrança dependa da gravidade da dívida, de quantas vezes você j&aac... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Dívidas e Pagamentos

96

por:

"Caçando" devedores

A abordagem nas cartas de cobrança dependa da gravidade da dívida, de quantas vezes você já escreveu antes e do que sabe sobre a pessoa que está devendo. Algumas pessoas somente lhe pagarão se forem ameaçadas por alguma medida drástica; outras responderão se a sua abordagem for branda mas, ficarão constrangidas se sentirem que estão sendo importunadas. Seja qual for o caso, você não deve ser radical na primeira cartas, pois pode ser que muitas outras ainda sejam necessárias. Esteja preparado para seu um "mala". Como regra geral, pequenos "lembretes" produzem um efeito melhor do que uma ameaça ocasional.

Se for necessário, simplesmente envie cópias das cartas já envidas, com um bilhete dizendo: Ainda estamos esperando sua resposta para a carta de...

Pagamentos que não desaparecem

Se você não pode pagar sua dívida no prazo de vencimento, não vai adiantar esperar que sua inadimplência passe desapercebida pelos seus credores. Com certeza eles vão perceber. Neste caso, o melhor que você tem a fazer é se antecipar. Escreva uma carta dizendo quando poderá efetuar o pagamento. Deixe claro que seus problemas são de natureza temporária.

Tente incluir um cheque para pagamento parcial da dívida, ou sugira um prazo para o pagamento em prestações. Dessa forma, é muito mais provável que eles concordem com a sua proposta de adiamento ou moratória. A carta deve abordar esses aspectos de forma concisa.

As cartas pedindo adiamento de pagamento são normalmente enviadas para o departamento de contabilidade de outra empresa ou para o gerente de controle de crédito.

Prezado Senhor Silveira,

Sua Fatura n.º XC/280 no valor de R$ 3.250,00

Esta conta vence no dia 5 de Dezembro de 2002, daqui a duas semanas.

Escrevo esta carta para pedir uma dilatação no prazo do pagamento. No momento, estamos com problemas de fluxo de caixa devido ao não recebimento do dinheiro que nos é devido e ao investimento de uma quantia considerável de capital em novos projetos. Estes projetos devem trazer receita dentro dos próximos dois meses.

Por isso, gostaria de adiar o pagamento da conta até o dia 5 de janeiro de 2003. A partir desta data, iremos com certeza voltar aos temos usuais do nosso acordo comercial.

Envio anexo um cheque de R$ 500,00 como pagamento parcial da nosso conta.

Espero que o senhor concorde com o nosso pedido de  adiamento. Posso adiantar-lhe que devemos aumentar os pedidos à sua empresa, devido ao nosso programa de expansão.

Atenciosamente,

assinatura
Cláudio Pereira




icon Modelo de Carta de Cobrança (20 KB
icon Modelo de Carta de Recibo de Débito (19.5 KB
icon Modelo de Carta de Encaminhamento a Protesto (20 KB)