DesculpasCartas para pedir desculpas, como a que temos abaixo, devem ser curtas e objetivas, e normalmente escritas à mão. Peça d... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Como Pedir Desculpas e Expressar Irritação

96

por:

Desculpas

Cartas para pedir desculpas, como a que temos abaixo, devem ser curtas e objetivas, e normalmente escritas à mão. Peça desculpas imediatamente, procure (humildemente) apresentar razões que possam justificar seu erro, e por fim apresente sua proposta de paz. Mas atenção: se o assunto envolver dinheiro, tome bastante cuidado ao redigir a carta. Não hesite em pedir desculpas pelo ocorrido, mas não admita culpa. Pelo menos enquanto não tiver obtido o consentimento de seu advogado. Você pode acabar com uma enorme conta em suas mãos, sem ter como contestá-las.

Caros Sr. e Sra. Vianna,

Nossos filhos acabaram de entrar em casa e me contaram que nosso cachorro fugiu e destruiu seu jardim de açucenas. Sei que isso não vai compensar todo o trabalho que tiveram, mas irei hoje à tarde à loja de jardinagem comprar novas sementes.
Espero que vocês as aceitem.

Eu já tranquei o cachorro dentro de casa. Ele parece muito triste. Não deixaremos que saia para o jardim até que tenhamos consertado o portão. Prometo que isso jamais tornará a acontecer.

Atenciosamente,

Marcela Cunha

Irritação

Pense muito bem antes de fazer acusações ou repreensões numa carta. Você deve pensar com cuidado nos efeitos que deseja produzir e escolher as palavras para atingir seu objetivo. A seguir, deixe sua carta "amadurecer" e depois, antes de enviá-la, releia-a. Isso pode evitar grandes ressentimentos. O que quer decida escrever, evite acusações grosseiras. Isso só irá piorar as coisas, podendo até mesmo levá-lo a um processo judicial.

Suponha que um amigo seu lhe deva dinheiro e esteja protelando o pagamento. Na carta abaixo, o remetente faz suas advertências com bastante clareza, mas sem usar de ameaças ou recriminações, e por isso terá maiores chances de atingir o resultado que está almejando.

Caro Roberto,

Sinto ter de escrever-te esta carta, mas tenho de fazer com que você perceba a urgência deste assunto. Pôr três vezes, já pedi a você que me pagasse os R$ 500,00 que lhe emprestei. Torno a repetir que realmente estou precisando deste dinheiro. Não sei se você ainda se lembra, mas na época você me prometeu me pagar em um mês. Isso já faz seis meses. Até hoje aguardo notícias suas.

Somos amigos há muitos anos, e sempre considerei você uma ótima companhia, além de um homem de integridade. Seria uma pena se viéssemos a Ter desavenças por causa disso e, para mim, a única explicação é você ainda não Ter percebido como o assunto é importante para mim. Talvez haja uma boa razão para você não poder me devolver o dinheiro no momento. Neste caso, acho que você deveria me falar.
Por favor, escreva,

Geraldo,




icon Modelo de Pedido de Desculpas (60.5 KB
icon Modelo de Resposta a uma Reclamação (60.5 KB)