Entra para a vida pública em 1958, como vereador em Caxias do Sul pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). É eleito deputado estadual pela primeira vez em 1962 e reeleito para o cargo três vezes consecutivas. Chega ao Senado em 1979, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).
Participa do movimento pelas Diretas Já em 1984 e da Aliança Democrática que lança a candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República. É ministro da Agricultura no governo Sarney, em 1985, e governador do Rio Grande do Sul de 1986 a 1990. De volta ao Senado em seguida, assume em 1992 a coordenação da comissão parlamentar de inquérito (CPI) que delibera sobre o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello.
Entre os projetos de lei que defende no Senado estão a autorização de quebra do sigilo bancário em casos de lesão do patrimônio público, a emenda constitucional que limita os salários máximos na administração pública e a que aumenta a idade-limite da aposentadoria compulsória de 70 para 75 anos.