Estadista ateniense (495 a.C.-429 a.C.). Nascido em Atenas, na família dos Alcmeônides, influente tanto nas finanças como na pol&i... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Péricles

97

por:

Estadista ateniense (495 a.C.-429 a.C.). Nascido em Atenas, na família dos Alcmeônides, influente tanto nas finanças como na política, viaja bastante na adolescência. Torna-se general e entra na política em 463 a.C. Quando o líder aristocrata Címon perde o poder, sobe ao governo o Partido Democrático liderado por Péricles, que suprime o direito de veto dos membros do Areópago - assembléia formada pela aristocracia -, passa a pagar os serviços públicos e abre o acesso ao arcontado (magistratura) a todos os cidadãos.

Péricles Reeleito estratego (general) por mais de trinta anos, é o principal artífice da expansão de Atenas e de sua consolidação como potência comercial. Instala novas colônias e estabelece a hegemonia ateniense sobre as 400 cidades-estado que formam a Liga de Delos. Realiza grandes construções em Atenas, como o templo do Partenon, e estimula as artes e a cultura. A identidade de sua primeira esposa é desconhecida. Péricles divorcia-se dela dez anos após o casamento e se une a Aspásia, de Mileto, com quem não podia casar, de acordo com as leis atenienses.

Seu costume de beijá-la ao sair e voltar do trabalho fez crescer rumores de sua influência na política de Atenas. Na Guerra do Peloponeso, a Liga de Delos é derrotada por Esparta. Em seguida, a peste mata um terço da população ateniense. Responsabilizado por essas desgraças, Péricles é deposto. Reelege-se estratego dois anos depois, pouco antes de morrer.