Diplomata e estadista austríaco (15/5/1773-11/6/1859). Klemens Wenzel Nepomuk Lothar, conde e mais tarde príncipe de Metternich-Winnebur... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Klemens Metternich

97

por:

Diplomata e estadista austríaco (15/5/1773-11/6/1859). Klemens Wenzel Nepomuk Lothar, conde e mais tarde príncipe de Metternich-Winneburg-Beilstein, nasce em Coblença. Em 1788 ingressa na Universidade de Estrasburgo, onde estuda diplomacia.

Cursa depois direito na Universidade de Mainz. Ocupa os primeiros cargos diplomáticos em Londres, Dresden e Berlim, sempre a serviço dos Habsburgo, a casa governante do Sacro Império Romano Germânico, que tem a Áustria como centro.

Klemens MetternichEm 1806 é nomeado ministro austríaco na França, com a qual a Áustria está em guerra, e tem oportunidade de ver de perto a ascensão de Napoleão Bonaparte. Sua atuação é fundamental para ajudar a estabelecer a aliança entre os países que vencem o imperador francês.

Quando o Império Napoleônico chega ao fim, Metternich organiza, entre 1814 e 1815, o Congresso de Viena, na capital do Império Habsburgo, visando restaurar as fronteiras e as dinastias alteradas pelas guerras. É elevado a chefe do governo austríaco em 1821, como chanceler.

Conservador e adversário dos movimentos liberais, perde a influência política quando desaba por toda a Europa o sistema político criado pelo Congresso de Viena.

O declínio industrial e econômico, as más colheitas e a fome transformam o descontentamento da população austríaca na Revolução Liberal Vienense. Símbolo do conservadorismo, Metternich é forçado a renunciar. Morre em Viena, depois de um período de exílio na Inglaterra.