Três anos mais tarde, ajuda a fundar o Partido Social-Democrata Trabalhista (SDLP). No início da década de 80, conquista uma cadeira na Câmara dos Comuns do Parlamento britânico e luta para reconciliar católicos e protestantes no Ulster. Estabelece os primeiros contatos secretos com o também católico Gerry Adams, líder do Sinn Féin (braço político do IRA, grupo terrorista católico que luta pelo fim do domínio dos ingleses protestantes).
Em 1993 apresenta uma proposta de paz aos governos da República da Irlanda e da Inglaterra, que inspira, em dezembro, a Declaração de Princípios de Downing Street - esboço de plano de paz que admite o fim da divisão da Irlanda. Em razão disso, o IRA decreta cessar-fogo. Em 10 de abril de 1998, os católicos liderados por Hume e os protestantes representados por David Trimble assinam um acordo formal de paz - o Acordo da Sexta-Feira Santa. Em junho de 1998, Hume concorre às eleições para primeiro-ministro na condição de favorito, mas perde para o protestante Trimble.
Ambos dividem o Prêmio Nobel da Paz de 1998, porém o acordo é perturbado por diversos incidentes o pior deles é a explosão de uma bomba do IRA, em agosto de 1998, que mata 29 pessoas e fere outras centenas.