O rádio era uma de suas metas de trabalho. Sua primeira oportunidade surge na Rádio Educadora, como intérprete de canções folclóricas e sambas - alguns de sua autoria - aos 17 anos. Logo alcança notoriedade, através de programas de sua criação, entre eles Teatrinho da Dona Chiquinha e As mais belas cartas de amor.
O sucesso chega com a radiofonização de filmes famosos - onde atuava como autora e atriz - e com suas novelas. Em 1942 casa-se com Darcio Alves Ferreira, com que tem dois filhos e dois netos. Estréia na televisão na recém inaugurada TV Tupi para escrever a série Eternos Apaixonados. Em 1963 produz sua primeira telenovela diária, Corações em Conflito, transpondo para a TV umas das histórias já consagradas no rádio. Com a adaptação de A Moça que Veio de Longe, fica claro que o gênero veio para ficar.
Ganha grande projeção na TV Excelsior, na segunda metade da década de 60, quando escreve treze novelas consecutivas - algo em torno de 1600 capítulos - todas com grande audiência. Com o fechamento da Excelsior, Ivani se reveza entre TV Tupi, Record, SBT e Bandeirantes.
Em 1982, com Final Feliz, estréia na Rede Globo. Escreve então Amor com Amor se Paga (1984), A Gata Comeu (1985) Hipertensão (1986), Mulheres de Areia (1993), A Viagem (1994) e o argumento de Quem é Você? (1996).