Enxadrista azerbaidjano (13/4/1963-). Considerado um dos maiores jogadores de xadrez do século XX. Campeão mundial em 1985. Nascido em B... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Garri Kaspárov

97

por:

Enxadrista azerbaidjano (13/4/1963-). Considerado um dos maiores jogadores de xadrez do século XX. Campeão mundial em 1985. Nascido em Baku, no Azerbaidjão, Garri Kimovich Kaspárov começa a jogar xadrez aos 6 anos.

Aos 13 já é o campeão juvenil da União Soviética, da qual o Azerbaidjão então faz parte. Três anos depois ganha o primeiro torneio internacional. Para treinar a agilidade de raciocínio, estuda de 1973 a 1978 com o ex-campeão mundial Mikhail Botvinnik e depois fica sob a orientação do treinador Aleksandr Nikitin.

Garri Kaspárov Em 1985, desafia e vence Anatoly Karpov, desde 1975 detentor do título de campeão mundial, conferido pela Federação Internacional de Xadrez. Conquista o título após enfrentar Karpov em 48 partidas, tornando-se, aos 22 anos, o mais jovem campeão mundial da história do xadrez.

Três anos mais tarde é publicada sua biografia, Child of a Change. Em 1996 vence, por 4 a 2, o supercomputador Deep Blue, criado pela IBM especialmente para jogar xadrez. Na revanche, em 1997, Deep Blue derrota o campeão mundial por 3,5 a 2,5. Em 1996 empata numa partida com o ex-campeão Anatoly Karpov, em Frankfurt, na Alemanha. Em julho de 1999 desafia jogadores do mundo todo para partidas via internet. A página do evento sofre pane por causa do congestionamento de internautas.