Perfil profissional
Professor generalista, ético, humanista, autônomo, empreendedor, crítico e reflexivo, que compreende a Educação Física e o movimento humano não como fins, mas como meios para, através da educação e reeducação motora, da educação esportiva e da educação para um estilo de vida ativo e de comportamentos saudáveis, atingir os objetivos e valores inerentes ao processo educacional. Deve dominar o conhecimento da área da Educação Física, reconhecê-la como interdisciplinar e dominar os componentes a serem desenvolvidos na educação básica , educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, compreendendo diferenças não como desigualdades, mas como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino. O egresso do curso está apto a intervir acadêmica e profissionalmente no componente curricular da Educação Física, entendendo a escola como local para a transformação social e não como mero espaço de transmissão de conhecimentos. O professor de Educação Física deve promover um estilo de vida ativo e saudável entre seus alunos, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar e para o desenvolvimento permanente do pensamento crítico e da cidadania. Deve, também, servir de referência em educação e ensino nos diferentes segmentos humanos e sociais, considerando a prática docente sob as perspectivas da educação formal (educação básica, na disciplina Educação Física), da educação não formal na escola (escolinhas esportivas, programas e projetos de responsabilidade social), da educação inclusiva (para deficientes), da educação em outros espaços educacionais (terceiro setor, organizações corporativas e programas e projetos de educação), da educação à distância e da participação em equipes para discussão de políticas públicas em educação e cidadania
Mercado de trabalho
O Mercado de trabalho na área da Educação Física vem se expandindo, impulsionado pela valorização que a sociedade atribui à prática de exercícios físicos e esportes. A educação, a saúde, a estética, o convívio social e o lazer são, hoje, valores sociais que contribuem para uma ampliação significativa no mercado de trabalho do profissional de educação física. Por outro lado, este mercado está cada vez mais exigente, absorvendo, preferencialmente, profissionais com qualificação diferenciada.
Uma das opções do profissional de Educação Física é trabalhar em academias de ginástica, como professor e como personal trainer, prática que vem se popularizando entre as classes média e alta. Outras áreas de atuação do profissional que estão em crescimento são as atividades de lazer em clubes, hotéis e até navios de cruzeiro, além do turismo ecológico, como o montanhismo e a exploração de cavernas. Atividades relacionadas a projetos sócio-educativos também se configuram como um campo de trabalho promissor, tanto no ensino dos esportes, da dança, do jogo e da ginástica, como a profissionalização na gestão dos esportes. Aulas extracurriculares em escolas de ensino fundamental e médio também constituem uma opção profissional.
Matérias
- Filosofia da Educação
- Anatomia Sistêmica
- Biologia Celular
- Fundamentos da Educação Física
- Teoria e Prática da Ginástica Artística
- Teoria e Prática da Recreação e Lazer
- Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
- Análise Textual
- Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
- Anatomia do Aparelho Locomotor
- Teoria e Prática da Natação
- Teoria e Prática do Atletismo
- Didática
- Metodologia do Ensino da Educação Física
- Políticas Públicas e Organização da Edu. Básica
- Prática de Ensino e Estágio Supervis. em Educação
- Corporeidade e Motricidade
- Fisiologia do Exercício