A indústria cinematográfica e audiovisual brasileira está em plena expansão, o que gera um potencial mercado de trabalho n... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Cinema

97

por:

Perfil do profissional

A indústria cinematográfica e audiovisual brasileira está em plena expansão, o que gera um potencial mercado de trabalho neste setor. O cinema nacional chegou à sua maturidade, apresenta produções de alta qualidade e nos últimos anos teve várias produções candidatas ao Oscar de melhor filme estrangeiro, denotando e ratificando uma posição destacada no cenário internacional. Diante disto, a graduação em cinema forma um profissional com sólidos conhecimentos, práticos e teóricos, neste campo do conhecimento. Estimulando a criatividade dos alunos na roteirização e na busca de temáticas, além de desenvolver o espírito empreendedor, o curso de cinema oferece laboratórios e equipamentos com o que há de mais contemporâneo no campo da cinematografia. No curso, os alunos produzem filmes em diversas categorias que, ao mesmo tempo em que servem para a formação de portfólio individual, concorrem aos mais importantes prêmios nacionais e internacionais. Portanto, o aluno, ao se formar, estará apto a atuar com excelência nas áreas de roteiro, produção, direção,fotografia, som e edição de filmes, produções televisivas e comerciais publicitários.

Mercado de Trabalho

Os meios de exibição audiovisuais cresceram exponencialmente nas últimas décadas, impulsionados pela digitalização dos suportes e dos canais de veiculação. As produtoras – que atuam com cinema, televisão, Internet e videoclipes e precisam acompanhar a enorme demanda por produtos diferenciados e procuram profissionais que tenham uma formação ampla e dominem as novas tecnologias.

Há oportunidades na publicidade, na televisão e na produção cinematográfica; nas mais variadas funções da produção do cinema publicitário; nas equipes de produção de longas e curtas-metragens – como diretor, roteirista, fotógrafo, editor e finalizador de imagem e som; e no campo do negócio do cinema, atuando em campanhas de lançamento dos filmes e nas distribuidoras do mercado audiovisual.

Ilustração 

Matérias

- História do Cinema Clássico e Moderno
- Linguagem Cinematográfica e Teoria da Imagem
- Organização da Produção
- Práticas Audiovisuais
- Cultura Brasileira
- Análise Textual
- Estrutura De Roteiro
- Gênero Cinematográfico
- História do Cinema Contemporâneo
- Introdução à Montagem
- Introdução ao Som
- Teoria e Pesquisa documental
- Fundamentos das Ciências Sociais
- Cinema Brasileiro
- Direção Cinematográfica:teoria
- Prática documental
- Som do Filme
- Teorias da Comunicação
- Argumento e Desenvolvimento De Roteiro
- Cinema Brasileiro Contemporâneo
- Direção de Arte em Cinema
- Direção de Atores
- Dramaturgia
- Teoria do Cinema

Fonte: Estácio de Sá