O Curso
O curso de graduação em Engenharia Florestal forma profissionais capazes de avaliar o potencial biológico dos ecossistemas florestais, e assim, planejar e organizar o seu aproveitamento racional de forma sustentável, garantindo sua perpetuação e a manutenção das formas de vida animal e vegetal. Esta capacitação se deve a uma sequência de disciplinas teóricas, práticas, de campo e laboratórios, que possibilitam uma profissionalização nas áreas de manejo florestal, ecologia aplicada e tecnologia de produtos florestais, propiciando uma formação que abrange os aspectos ambientais, sociais e econômicos da atividade florestal. Assim, numa economia cada vez mais globalizada, com demandas crescentes de produtos de origem florestal, o papel do Engenheiro Florestal é de crescente importância técnica e valorização profissional, considerando que o Brasil possui cerca de 30% das florestas tropicais do mundo e plantações florestais de altíssima produtividade.
Perfil profissional
Para o bom desempenho de sua profissão, o Engenheiro Florestal deve ter:
- Sólida base nas ciências biológicas, exatas e humanas e forte consciência ética e ecológica quanto a sua responsabilidade na conservação da natureza.
- Profundo conhecimentos dos ecossistemas terrestres, em particular dos ecossistemas florestais, bem como das realidades sociais e econômicas associadas a tais ecossistemas nas diversas regiões do Brasil.
- Juízo crítico autônomo na sua área de conhecimento e atuação, sabendo utilizar o método científico para a análise e condução dos processos de tomadas de decisão dentro dos príncipios básicos de sustentabilidade.
- Capacidade de intervir sobre os ecossistemas florestais através de métodos de manejo adequados para cada situação ecológica, econômica e cultural.
- Conhecimento de como utilizar máquinas e equipamentos nas práticas florestais, dentro dos critéiros de racionalidade operacional e de baixo impacto sobre o ambiente.
- Conhecimento dos processos de transformação industrial de recursos de origem florestal, associando as propriedades da matéria prima florestal com a qualidade dos produtos finais.
- Visão crítica dos processos sociais, sabendo interagir com pessoas de diferentes grupos sociais e antropológicos. Visão holística da atuação do Engenheiro Florestal.
- Aptidão para o trabalho em ambientes naturais e em atividades ligadas ao desenvolvimento rural.
Mercado de Trabalho
O campo de trabalho do Engenheiro Florestal é amplo, atuando em empresas privadas, órgãos públicos e também como empresário ou consultor. Além das atribuições normais da profissão, destacam-se as seguintes atividades:
Manejo Florestal
- Elaboração e Análise de Projetos Florestais;
- Gerenciamento de Empresas de Reflorestamento.
- Desenvolvimento de pesquisas de campo nos diferentes ecossistemas brasileiros;
- Gerenciamento de unidades de conservação e preservação ambiental;
- Estudos de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas.
- Gerenciamento de unidades industriais madeireiras;
- Elaboração e análise de projetos florestais industriais.
Matérias
- Desenho Técnico
- Zooologia Geral
- Entomologia Geral
- Entomologia Florestal
- Métodos Analíticos em Biologia
- Biologia Celular
- Ecologia Básica
- Genética
- Bioquímica Fundamental
- Anatomia Vegetal
- Crescimento e desenvolvimento de Plantas
- Ecofisiologia Vegetal
- Fisiologia das Plantas Lenhosas
- Anatomia das Espermatófitas
- Organografia e Sistemática das Espermatófitas
- Fisiologia Vegetal
- Topografia Básica
- Comunicação e Extensão Florestal
- Introdução á Engenharia Florestal
- Métodos Estatísticos Aplicado à Ciência Florestal
- Dendrologia
- Ecologia Florestal
- Fotogrametria e Fotointerpretação
Video Promocional