Compositor erudito alemão (22/8/1928-05/12/2007). Com o maestro francês Pierre Boulez, procura encontrar uma linguagem musical a partir do serialismo, um desdobramento do dodecafonismo, a técnica de composição baseada em 12 tons criada por Arnold Schoenberg.
Nasce em Mödrath, perto de Colônia. Começa a estudar música em 1947, em sua cidade. Quatro anos mais tarde, vai para Paris e aprofunda os estudos com os compositores Olivier Messiaen e Darius Milhaud.
Em 1953, de volta a Colônia, aplica os princípios do serialismo a todos os elementos de uma composição musical (ritmo, altura do som, dinâmica etc), estilo que passaria a ser conhecido como serialismo integral. Emprega aparelhos eletrônicos, como o sintetizador, para suas composições, feitas no estúdio de música eletrônica Westdeutscher Rundfunk, de Colônia, que ajuda a fundar no mesmo ano.
Sua obra inclui 11 peças para piano escritas entre 1952 e 1956, Mikrophonie I e II (1964/65), duas obras de inspiração mística oriental - Stimung (1968) e Mantra (1970) -, Sirius (1977) e Licht (1977).