No primeiro longa, Acossado (1959), relata o drama de um gângster tentando escapar da polícia, com a cumplicidade da amante norte-americana. Nele já estão presentes as características da nouvelle vague, como liberdade de narrativa, uso de câmeras portáteis e filmagens externas.
Muito discursivo, o cinema de Godard privilegia as questões existenciais e as relações humanas. Em sua obra, merecem destaque O Pequeno Soldado (1960), Viver a Vida (1962), no qual os atores representam uma cena inteira de costas para a câmera, O Desprezo (1963), Uma Mulher Casada (1964) e A Chinesa (1967).
Em 1974 um acidente de motocicleta o deixa temporariamente inválido. Seu filme mais polêmico é Je Vous Salue Marie (1985), que mostra a virgem Maria na cama com um homem. Godard é declarado herege pelo papa João Paulo II e o filme é proibido em diversos países católicos, inclusive no Brasil.
No mesmo ano, filma Salve-se Quem Puder - A Vida. Na década de 90 realiza filmes de produção pobre, como JLG por JLG - Auto-Retrato (1995), em que surge na tela para dizer que "a cultura quer matar a arte". Em 1996 filma Para Sempre Mozart e, em 1998, The Old Place.