Pintor paraense (1900-1934). Considerado o precursor do surrealismo no Brasil, influencia os pintores Di Cavalcanti e Portinari, entrte outros expoent... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Ismael Nery

97

por:

Pintor paraense (1900-1934). Considerado o precursor do surrealismo no Brasil, influencia os pintores Di Cavalcanti e Portinari, entrte outros expoentes da pintura nacional. Nasce em Belém, mas vive desde criança no Rio de Janeiro, onde cursa a Escola Nacional de Belas-Artes. No início de sua produção, é nítida a predominância do expressionismo.

Mais tarde passa por uma fase cubista. Viaja para Paris em 1920 e estuda na Académie Julien. De volta ao Brasil dois anos mais tarde, casa-se com a jornalista e escritora Adalgisa Nery, uma de suas modelos preferidas.

Ismael Nery Em 1927 entra em contato na Europa com os surrealistas e sofre influência marcante das figurações oníricas de Marc Chagall. Com uma pequena produção de óleos, aquarelas e desenhos, tem sua arte valorizada mais de 30 anos após sua morte, com uma exposição na 8ª Bienal Internacional de Artes de São Paulo (1965).

Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Dois Amantes, Casal, Homem com Foice, Mulher e Cão, Duas Figuras e Paisagem com Casas. Ainda jovem, morre no Rio de Janeiro.