Político e guerrilheiro baiano (1912-1969). Um dos principais organizadores da luta armada contra o Regime Militar de 1964. Nasce em Salvador,... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Carlos Marighella

97

por:

Político e guerrilheiro baiano (1912-1969). Um dos principais organizadores da luta armada contra o Regime Militar de 1964. Nasce em Salvador, onde conclui os cursos primário e secundário. Abandona a Escola Politécnica da Bahia para ingressar no Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1934.

Torna-se militante profissional do partido e é preso, dois anos depois, por participar da Intentona Comunista. Consegue fugir em 1937, mas é recapturado dois anos mais tarde. Permanece na prisão até 1945, quando é beneficiado pelo processo de redemocratização do país com a anistia.

Carlos Marighella Elege-se deputado federal constituinte pelo PCB em 1946, mas perde o mandato em 1948, em virtude da decretação da ilegalidade do partido. Entra na clandestinidade e ocupa diversos cargos na direção partidária até ser preso novamente, em maio de 1964, após o golpe militar.

Libertado em 1965 por decisão judicial, no ano seguinte opta pela luta armada como meio de combater a ditadura. É expulso do PCB em 1967 e passa a articular então o grupo armado Aliança Libertadora Nacional (ALN). Em setembro de 1968 participa do sequestro, no Rio de Janeiro, do embaixador norte-americano no Brasil, Charles Elbrick, juntamente com o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8). Morre na cidade de São Paulo, em uma emboscada montada pelos órgãos de repressão