O Curso
A Engenharia Aeronáutica difere fundamentalmente de outras Engenharias por ser voltada para o projeto e desenvolvimento exclusivo de um veículo muito especial: a aeronave. O currículo de um curso de Engenharia Aeronáutica deve ser diferente dos demais para atender a esse fato específico. O currículo deve integrar tecnologias básicas, tais como aerodinâmica, propulsão, estabilidade, controle, etc., focados e integrados para o projeto e desenvolvimento de uma aeronave. O avião, para ser viável, deve também reunir certos critérios envolvendo: fabricação, custos de manutenção, custos de operação e vida útil. Deve, também, considerar efeitos no meio ambiente, requisitos legais. O Engenheiro Aeronáutico deve ter a habilidade de projetar, testar, fabricar, operar, manter e reduzir o impacto ambiental. Deve possuir autoconfiança (atividade de risco), senso de responsabilidade, ética profissional, honestidade; conhecer materiais especiais e suas aplicações, ter criatividade e controle emocional voltados para uma aplicação específica: a aeronave.
Mercado de Trabalho
O profissional pode atuar nas indústrias aeronáutica, espacial e de defesa.
O mercado de trabalho é crescente, especialmente na área de aeronáutica, uma vez que a nação tem a quarta maior fabricante de aeronaves comerciais e a sétima maior frota de aeronaves de asa rotativa do mundo.
Atualmente, os profissionais que atuam neste mercado são especializados dentro das empresas em segmentos específicos, sem um conhecimento global da concepção, desenvolvimento e fabricação do produto.
Matérias
- Aerodinâmica
- Aviônica
- Desempenho de Aeronaves
- Ensaios Não Destrutivos
- Estruturas Aeronáuticas
- Instrumentação e Controle
- Manutenção de Aeronaves
- Materiais Avançados de Construção Aeronáutica
- Metodologia da Pesquisa Científica
- Motores Aeronáuticos
- Normalização Aeroespacial
- Projeto de Aeronaves
- Sistemas de Aeronaves
- Teoria do Vôo