Se formos fazer uma pesquisa entre a nossa população questionando se eles sabem cantar o hino nacional, creio que o número daqueles que conhecem na íntegra será pequeno e que poucos conseguem realmente cantar. Não culpo apenas os cidadãos por não saberem, embora acredite que todos deveriam pelo menos se interessar em aprender o hino do seu próprio país, mas o próprio sistema educacional vigente que não incentiva que as pessoas entendam a importância de tal ato.
Posso falar por experiência própria, só me lembro de cantar o hino nacional na semana da bandeira. Parece que a escola só tem o papel de nos ensinar a contar e a ler esquecendo de passar noções sobre o que é cidadania, patriotismo. Somos uma nação alienada, não conhecemos nossos direitos nem nossos deveres, a escola não nos ensina e por isso, muitos dos nossos jovens, crianças e adultos ainda não conseguem ter uma visão mais crítica de tudo que acontece ao seu redor.
Antigamente, no tempo de nossos pais e avós, as escolas prezavam por ensinar a todos pelo menos o hino nacional, a entenderem o sentido de patriotismo, hoje isso já não existe mais. Conversando com meus pais a respeito do tema, eles relataram que todos os dias antes do início da aula, todos os alunos ficavam em fila diante do mastro da bandeira para cantarem o hino nacional e o da bandeira.
Outro dia, assistindo a um seriado norte-americano vi que em qualquer momento, quando um cidadão escuta o hino nacional não importando o lugar, se levanta, coloca a mão no peito e canta o seu hino com todo respeito, absorvendo cada palavra como verdadeira e acredito que por esse motivo, de saber que tem um papel fundamental dentro da sociedade, que hoje os Estados Unidos, se tornaram uma grande potência mundial. Admiro isso e queria que o nosso povo agisse assim, não que isso mudasse a situação do nosso país, mas mostraria que nós brasileiros sabemos honrar o Brasil que como diz o próprio hino é gigante pela própria natureza.
Quando comecei a me questionar sobre as bandeiras em carros e janelas percebi que não sabemos realmente o que significa patriotismo. Segundo o dicionário, patriotismo significa amor, dedicação à pátria, aqui significa amor, dedicação à seleção brasileira de futebol. Não tenho medo de afirmar que não somos patriotas, pois se assim fosse, não ficaríamos de braços cruzados com tanta corrupção que vemos no congresso entre nossos políticos, ergueríamos nossa bandeira e exigíamos punição para erros tão graves, afinal de contas, os nossos políticos são os nossos representantes que deveriam lutar pelo bem de toda nação.
Nesse último ano, foram tantas as CPI’s que nem vou me atrever a escrever todas, pois posso esquecer de mencionar alguma, foram milhões e milhões desviados por nossos governantes. Dinheiro esse, tirado da nossa população que já é carente de saúde, moradia, educação, alimentação, lazer, etc. Há poucos dias assistindo o noticiário descobri que nossos congressistas gastaram um montante em combustível para seus veículos equivalente ao que se gastaria ao dar 3 voltas e meia ao redor do planeta, achei um absurdo e fiquei inquieta por nada fazer para que essa situação seja mudada.
Não quero dizer que também não uso uma camisa com as cores da nossa bandeira durante a copa, que não sofro vendo cada jogo, que não vibro a cada gol, a cada vitória ou mesmo choro quando somos derrotados. Também amo o nosso futebol, mas tento não esquecer que sou brasileira todos os dias, durante todos os meses e anos, que sofro quando vejo alguém que deseja estudar e não pode porque tem que trabalhar ou mesmo quando vejo um irmão brasileiro pedindo esmola nas ruas ou sendo humilhado em um hospital por não ter dinheiro.
Para mim, patriotismo é lutar pelo bem estar de toda a população brasileira, é ter acesso a uma boa educação, boa moradia, ter acesso ao sistema de saúde de qualidade e gratuito, pois só assim poderemos cantar nosso hino com orgulhoso e balançar nossa linda bandeira verde e amarela em qualquer tempo e em qualquer lugar sabendo que estamos com nosso papel cumprido.
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Poema: Joaquim Osório Duque Estrada
Música: Francisco Manuel da Silva
( Lei dos Símbolos Nacionais no 5.700, de 1o/09/71 - publicada no Diário Oficial (Suplemento) de 2/09/71)
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.
-
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó Liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
- Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
À imagem do Cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
- Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
- Do que a terra mais garrida
Teus risonhos lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio "mais amores".
Ó Pátria amada,
Idolatrada
Salve! Salve!
- Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
E diga o verde-louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.
- Terra adorada
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Pátria amada,
Brasil !