Cartunista norte-americano (26/9/1869-26/7/1934), considerado o pioneiro do desenho animado. Nasce em Spring Lake, no estado de Michigan. Estuda artes... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Winsor McCay

97

por:

Cartunista norte-americano (26/9/1869-26/7/1934), considerado o pioneiro do desenho animado. Nasce em Spring Lake, no estado de Michigan. Estuda artes em Chicago desde os 17 anos e três anos mais tarde começa a colaborar em jornais.

Aos 21 anos, ilustra cartazes para circos e outros eventos na National Printing Company. Dois anos depois, muda-se para Cincinatti, onde também trabalha com cartazes de propaganda. Em 1891 casa-se com Maude Leonore Dufour, com quem tem dois filhos. Para sustentar a família, muda de emprego e passa a trabalhar como cartunista e repórter do jornal.

Winsor McCayEm 1905 cria sua primeira história em quadrinhos, a tira Little Nemo in Slumberland, a vida de um garoto sonhador. O desenho é surrealista no traço e na utilização das cores. Para se apresentar comercialmente, faz dois pequenos filmes animados: o primeiro em 1911, baseado no personagem Little Nemo, e o segundo com o personagem Gertie (Gertie, the Trained Dinosaur, 1914).

Em 1917 realiza o primeiro desenho animado de longa-metragem, O Naufrágio do Lusitânia, com enquadramentos panorâmicos, montagem de cortes ágeis e sequências rápidas que prenunciam o cinema de vanguarda. Mas McCay não persiste na carreira de animador. Sob o pseudônimo de Sila, continua fazendo histórias em quadrinhos em Nova York até sua morte.