Linguista e analista político norte-americano (7/12/1928-). Autor da ideia de que os princípios básicos da linguagem não s... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Noam Chomsky

97

por:

Linguista e analista político norte-americano (7/12/1928-). Autor da ideia de que os princípios básicos da linguagem não são ensinados, mas dependem de qualidades inatas da mente humana. Avram Noam Chomsky nasce em Filadélfia e estuda filosofia e linguística na Universidade da Pensilvânia, doutorando-se em 1955.

No mesmo ano torna-se professor de línguas modernas e linguística geral do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Recebe o título de doutor honoris causa por diversas universidades norte-americanas.

Noam Chomsky Desde seu primeiro livro, Estruturas Sintáticas (1957), apresenta propostas revolucionárias sobre a lógica gramatical. Propõe três modelos de descrição da linguagem: o da gramática generativa, o da gramática sintagmática e o da transformacional.

Vale-se de aplicações lógicas da matemática para transformar o estudo da gramática em um sistema de regras e consegue estruturar de forma científica a teoria sintática. O método facilita o conhecimento dos processos linguísticos, mas oferece grande dificuldade de aplicação a línguas que não o inglês.