Escritor italiano (1313-21/12/1375). Nasce em Paris, filho de um mercador da região italiana de Toscana. Estuda em Nápoles e Floren&cced... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Giovanni Boccaccio

97

por:

Escritor italiano (1313-21/12/1375). Nasce em Paris, filho de um mercador da região italiana de Toscana. Estuda em Nápoles e Florença por imposição do pai, que queria transformá-lo em comerciante. Ainda jovem, lê os clássicos latinos e escreve poesias.

Entre os escritos da juventude estão Il Filoloco,L''Amorosa Visione,Elegia di Madonna Fiammetta e Il Ninfale Fiesolano, obras que ainda expressam o romanesco, o fantástico e o bizarro da imaginação medieval. Entre 1348 e 1353 escreve em prosa Decamerão, seu livro mais importante.

Em cem histórias curtas, contadas por três moças e sete rapazes que se refugiam no campo para escapar da peste negra, Boccaccio expõe os conflitos entre os valores cristãos e o espírito libertino da época, questões ligadas à transição para o Renascimento.

Combatido por autoridades religiosas e pela censura, Decamerão representa o início de um humanismo moderno na prosa universal. Grande pesquisador, Boccaccio introduz na Itália a obra de diversos autores gregos clássicos. É também o primeiro biógrafo de Dante. Reconhecido por seus contemporâneos como poeta, recebe inúmeros postos diplomáticos. Morre na cidade italiana de Certaldo.