Filósofo e historiador escocês (7/5/1711-25/8/1776). Pensador do empirismo, desaconselha a adoção pelas ciências huma... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

David Hume

97

por:

Filósofo e historiador escocês (7/5/1711-25/8/1776). Pensador do empirismo, desaconselha a adoção pelas ciências humanas de hipóteses que não possam ser comprovadas pela experiência. Nasce em Edimburgo, de família nobre, mas modesta. Estuda direito na universidade local, porém não segue a carreira tradicional entre os homens de sua família tanto do lado materno quanto do paterno.

Prefere dedicar-se às letras. Entre 1734 e 1737, vive na França e escreve as duas partes de seu primeiro trabalho importante: Tratado sobre a Natureza Humana. Concluído dois anos depois em Londres, o ensaio não obtém a repercussão esperada.

David Hume Continua a escrever e publica Ensaios de Moral e Política em 1741. Candidata-se, em seguida, à cátedra de ética na Universidade de Edimburgo. Recusado, passa a exercer cargos diplomáticos e volta à França, indo a seguir para a Alemanha, a Holanda e a Itália.

Nesse percurso, entra em contato com os principais intelectuais da época e escreve mais duas obras: Discursos Políticos e Diálogos sobre a Religião Natural, publicado após sua morte, e A História da Inglaterra (1754-1762). É grande sua influência sobre Immanuel Kant e os positivistas, bem como na formação do pensamento liberal clássico. Morre em Edimburgo, para onde havia retornado em 1769.