Chegou a hora da temida redação e seu maior medo se torna realidade, "deu branco". O que fazer?
- Tenha calma e não se desespere nem se assuste.
- Releia o que se pede e delimite o tema para desenvolver o assunto (Merece uma dissertação genérica ou específica, ou seja, vamos partir do geral ou do específico?).
- Selecione a melhor ideia para fazer a frase-núcleo.
- Verifique se o tema pode delimitar o assunto.
- Vamos fixar o objetivo (para que, com que finalidade, qual a dimensão, em que ambiente, como vou formar a lógica do pensamento escrito?).
- Selecionar a linha de pensamento, dentro dos limites, para facilitar a coerência.
- Reler os parágrafos vendo se a formulação e a tradução das ideias periféricas como argumentação da proposta central e da finalização do texto estão distribuídas adequadamente.
- Formar a conclusão com consciência de que todas as ideias estão amarradas e que não existe nenhum pensamento solto na redação.
- Verificar as características de organização, unidade, coerência, clareza e concisão.
O que nunca deve estar numa dissertação
- textos óbvios e pobres em argumentos;
- encurtar suas ideias sem necessidade e propósito;
- concluir sem integrar as ideias como unidade redacional;
- textos densos e cansativos para você e para o examinador;
- frases centopéicas e períodos longos;
- lógica da redação confusa;
- esquecer da clareza e da concisão para quem lê;
- deixar pensamentos soltos flutuando na redação e que necessite depois de reestruturação.
Delimitação do assunto
Exemplo:
- Esportes (geral);
- Futebol (Específico);
- O papel do futebol como arte;
- O Futebol como profissão;
- O Futebol como propaganda para seus jogadores e para o clube;
- O Futebol como fanatismo da torcida ou como produto de exportação brasileira.
(Isto você determina em sua mente e depois vai selecionando o que é mais apropriado à redação)
Conclusão Parcial
O Futebol ganha novos prismas que fazem da arte uma profissão para muitos jogadores de pequenos clubes que sonham com a Seleção Brasileira e os clubes internacionais. Da profissão surge a capacidade de ser tão famoso pela propaganda que ele, jogador, pode fazer ao Futebol, promovendo o seu clube e ganhando o carinho e até o fanatismo dos torcedores que vibram nas arquibancadas, nos rádios, nos televisores, nos jornais e nas revistas de esportes que acompanham toda a trajetória de uma carreira de muitos gols ou de uma derrota no Maracanã por um time adversário.
A primeira coisa para livrar-se do branco que ocorre na hora da ansiedade é preparar-se antecipadamente com muita dissertação e acostumar-se a não perder dois fatores importantes para sua redação: concentração no momento da leitura do texto e interpretação da proposta do autor e capacidade de escrever com lógica sem fugir ao que foi pedido.
Lembre-se que o objetivo desta avaliação é cobrar do vestibulando o conhecimento da matéria dada, a interpretação do enunciado da questão e a redação própria, com clareza e objetividade. Aplique suas habilidades com a língua escrita, mediante a produção da dissertação, partindo da leitura de um texto ou de fragmentos de livros, jornais, revistas, poesias e figuras abstratas e/ou simbólicas sobre o tema proposto.
Cada candidato tem um tipo variável de leitura ou releitura do texto e a imaginação traduz de forma criativa a realidade escondida no texto que vai ser interpretado. Urge o estudo da interpretação de textos. Quem não sabe ler dificilmente poderá interpretar e assim os níveis de redação podem variar e traduzir um tipo de leitura própria de cada vestibulando.
Procure escrever desde já e ler Livros de Técnicas de Redação e procurar as Dicas de Português para entender como a Gramática age nas formas redacionais e como os estilos agem na Gramática tornando-se Literatura Brasileira.