Segundo o psicólogo americano Daniel Goleman, em seu primeiro livro "Inteligência Emocional" (1995), o sucesso de uma pessoa depende de seu QE, ou quociente emocional, e não de seu QI, quociente de inteligência.
Para Goleman que criou o conceito de inteligência emocional, o QE se traduz em atributos como: confiança, auto-motivação, empatia, capacidade de aprender sozinho e relacionamento interpessoal. Por isso o autor defende em seus estudos que, em momentos de grandes mudanças como os atuais, a inteligência emocional é que determina quem vai conseguir as promoções e quem vai ficar para trás dentro das organizações.
Segundo especialistas em recursos humanos, as três competências básicas que as empresas mais procuram em seus funcionários são:
- habilidade de comunicação;
- relacionamento interpessoal;
- e iniciativa.
Todas elas são elementos da inteligência emocional.
Eis algumas perguntas para testarmos se você tem um QE elevado. Responda esse questionário e confira como anda sua inteligência emocional.
- Você tem poder de persuasão?
- Tem capacidade de liderar equipes?
- Consegue entender as palavras não ditas por sua equipe?
- Comunica-se com as pessoas de modo que todos o entendem?
- Quase sempre se mantém calmo e otimista, mesmo em momentos difíceis?
- Admite seus próprios erros?
- Sempre encontra tempo para as pessoas e mantém suas promessas?
- Assume a responsabilidade por suas metas e vai à luta?
- É bastante orientado para resultados?
- Não se nega a fazer sacrifícios para atingir suas metas?
- Quando algo sai errado você não põe a culpa nas pessoas?
- Os valores da sua equipe e da empresa influenciam suas decisões?
- Você trabalha com a expectativa do sucesso e não com o medo de falhar?
Dê notas de um a dez a cada pergunta, e depois tire a média, aí você terá uma indicação de seu QE - quociente emocional. Acima de 70% parabéns, você sabe lidar com suas emoções. Se sua pontuação for muito baixa, não se desespere, pois inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvida, mas significa que você precisa fazer algo a respeito.
Fazendo uma ligação do marketing pessoal com a inteligência emocional, percebemos claramente que, para obtermos sucesso na carreira, precisamos estar constantemente desenvolvendo a inteligência emocional.
Pessoas com alto índice de QE passam confiança e tranquilidade no ambiente de trabalho. São pessoas mais felizes e mais motivadas. Por isto transmitem maior segurança e motivação a todos que convivem com ela.
Portanto, certifique-se de estar constantemente desenvolvendo sua inteligência emocional, pois ela será um dos pilares do marketing pessoal que impulsionará sua carreira.