Interpessoal
 Um dos pressupostos mais importantes do marketing pessoal é a nossa capacidade de interagir e de influenciar positivamente através da comunicação interpessoal.
   
   A  comunicação envolve muito mais do que apenas palavras. Na verdade, as  palavras representam apenas uma pequena parte de nossa forma de  expressão como pessoa. Estudos demonstram que numa apresentação diante  de um grupo, 55% do impacto é determinado por nossa linguagem corporal  postura, gestos e contato visual -, 38% é determinado pelo tom de nossa  voz, e apenas 7% desse impacto tem a ver com o conteúdo de nossa  apresentação (Mehrabian e Ferris, Inference of attitudes from nonverbal  comunication in two channels).
   
   Claro que estas percentagens  podem variar dependendo da situação, mas sem dúvida alguma a linguagem  corporal e o tom de nossa voz fazem imensa diferença no impacto e no  significado do que dizemos. Não é o que dizemos, mas como dizemos que  faz a diferença.
   
   Ao encontrarmos alguém, geralmente, nos  dirigimos a esta pessoa com um como vai, tudo bem?. Este cumprimento  poderá ser interpretado pela pessoa como uma ameaça, um sinal de  descaso, ou mesmo um agradável reconhecimento pelo outro, dependendo da  forma como usamos nosso tom de voz e nossa expressão corporal.
   
   As  palavras que utilizamos são o conteúdo de nossa mensagem, e a postura,  gestos e tom de voz formam o contexto desta comunicação. Devemos,  portanto, construir um contexto favorável para que nossa mensagem possa  influenciar positivamente o interlocutor. Isto poderá ser obtido  através de nossa sensibilidade, na observação cuidadosa do  comportamento da outra pessoa, e na utilização do feedback, como forma  de ajustarmos nosso comportamento e torná-lo sintonizado com o  comportamento verbal e não verbal de nosso interlocutor.
   
   O  objetivo é obtermos uma empatia com quem estivermos nos comunicando, e  utilizarmos nossa linguagem, nossa expressão corporal e nosso tom de  voz de uma maneira sintonizada com a comunicação que estiver ocorrendo.
   
   De uma maneira geral, deveríamos, sempre que possível, em nossa comunicação interpessoal observar os seguintes aspectos:
- Criar empatia com as pessoas, seus sentimentos e pensamentos desde o primeiro momento da conversação;
- Observar o tom de voz para adequá-lo à maneira de ser da outra pessoa;
- Utilizar uma postura corporal amigável e coerente com a mensagem que estivermos passando;
- Observar a reação das pessoas à nossa comunicação e modificar a maneira de agir sempre que não estivermos obtendo um resultado satisfatório.
