Muito tenho ouvido ao longo destes anos de contato diário com alunos. Tem sido uma interação muito proveitosa. Várias coisas descobrimos juntos, fomos desafiados a pesquisar mais e a tentar aprofundar no mistério da fantástica mente humana. Por vezes, muitos de nossos conceitos foram revistos. No entanto, há uma afirmativa que invariavelmente ouço e que me deixa profundamente intrigada.
Trata-se da postura, de alguns alunos, que me dizem que preferem se preparar para o pior (reprovação) porque se, de fato, isso acontecer já não sofrerão tanto. Meu Deus do Céu! Como assim???
De onde essa pessoa tirou isso???
Se formos seguir essa mesma filosofia de vida poderíamos dizer então que já se prepare para não gostar de nada. Assim ao chegar nos primeiros períodos da faculdade não vai se frustrar (afinal já estava se preparando para isso...), também no exercício profissional surpresa alguma vai ocorrer se não for nada do agrado (afinal já estava se preparando para isso...)
Realmente essa é uma postura para a qual eu não tenho a menor explicação nem predileção...
Como viver a vida se não for esperando pelo melhor? A esperança por dias melhores é a fonte na qual beberemos a água da força, da perseverança, da superação de obstáculos. Sem ilusões ou falso otimismo. Uma avaliação mais realista da vida nos levará invariavelmente a perceber que, ao olhar para trás, perceberemos que muitas bobagens foram feitas. Erramos bastante, mas também acertamos em muitas coisas.
Da mesma forma, ao olharmos para diante, a certeza de que acertos e erros serão cometidos. É impossível acertar sempre! Mas o importante é que não gastemos nosso tempo nem nossa energia nos torturando. Se você está agindo assim, deixo-lhe uma mensagem especial:
“Não gaste seu tempo com remorsos nem arrependimentos.
Reconheça o erro que cometeu, peça desculpas e continue sua vida.
Você ainda tem muitas qualidades inexploradas, muitas chances,
muitos momentos lindos para viver (e, inexoravelmente, muitos erros para cometer).
Aproveite as oportunidades e curta plenamente a vida.
Ela é um presente do universo para você! Comprometa-se na construção de sua felicidade, e não do contrário.”