Engenheiro alemão naturalizado norte-americano (23/3/1912-16/6/1977). Um dos responsáveis pelo progresso da engenharia de foguetes para ... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Wernher von Braun

97

por:

Engenheiro alemão naturalizado norte-americano (23/3/1912-16/6/1977). Um dos responsáveis pelo progresso da engenharia de foguetes para a exploração espacial. Constrói, entre outros, o primeiro satélite artificial norte-americano, o Explorer 1, e o foguete Saturno 5, que lança a nave Apollo 11 na rota da Lua.

Nasce em Wirsitz, filho de uma família aristocrática. Um telescópio que ganha de presente da mãe ainda criança desperta sua curiosidade pela investigação do espaço. Muda-se com a família para Berlim em 1920 e estuda engenharia mecânica no Instituto de Tecnologia e na Universidade de Berlim.

Projeta os primeiros foguetes experimentais em 1930, como pesquisa de laboratório. O projeto é encampado por Adolf Hitler quando ele assume o poder, em 1932. Chega a diretor do Centro de Pesquisas de Foguetes da base alemã Peenemunde, no Báltico, em 1937.

Wernher von BraunDesenvolve nele as primeiras bombas V-1 e V-2 (V de Vergeltung, ou vingança, em alemão). Ambas são precursoras dos mísseis balísticos. Durante a II Guerra Mundial, a Alemanha lança 4,3 mil dessas bombas, 1.230 delas sobre Londres, causando a morte de mais de 2,5 mil pessoas e ferindo gravemente cerca de 5,8 mil.

Entrega-se às tropas norte-americanas no final do conflito mundial e torna-se cidadão dos Estados Unidos. Faz o projeto do Explorer 1 e do Saturno 5 enquanto trabalha na Nasa (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço). Deixa a agência em 1972 para dirigir uma empresa de produtos espaciais.