Em 1967 participa da Mostra Nova Objetividade, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde apresenta a pintura Lindonéia, trabalho baseado nas ideias do tropicalismo. Radica-se nos Estados Unidos no ano seguinte e é um dos fundadores do Museu Imaginário Latino-Americano de Nova York. Faz palestras na Universidade de Princeton e produz a obra Poemas de Bolso (1972).
De volta ao Brasil edita as gravuras Parangolés Cape, de Hélio Oiticica, e cria a revista Malasartes. Em 1975 assume a direção do Instituto de Belas-Artes do Rio de Janeiro, transformado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Ainda nos anos 70 dá aulas experimentais, nas quais os alunos desenham e pintam com o corpo em movimento, e expõe no México, na Guatemala, na Colômbia, no Peru, na Venezuela e no Panamá.
Entre 1980 e 1986 participa do Fórum de Arte Contemporânea da Cidade do México. Também expõe na 21ª Bienal de Arte de São Paulo, em 1991.