Saxofonista norte-americano (29/8/1920-12/3/1955). Um dos maiores improvisadores da história do jazz. Filho único de Charles e Addie Pa... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Charlie Parker

97

por:

Saxofonista norte-americano (29/8/1920-12/3/1955). Um dos maiores improvisadores da história do jazz. Filho único de Charles e Addie Parker, nasce em Kansas City. É batizado como Charles Christopher Parker Jr. e conhecido pelos apelidos Bird ou Yardbird.

Charlie Parker Aos 13 anos, já toca o sax alto em grupos amadores. Muda-se de Kansas para Nova York em 1939. Em dezembro de 1942, entra para a big band de Earl Hines, onde conhece o trompetista Dizzy Gillespie. Lidera seu próprio grupo pela primeira vez em 1945.

Em dezembro, ele e Gillespie levam seu estilo, o bebop, para Hollywood. Sobre harmonias de peças conhecidas, cria melodias totalmente novas. Um exemplo é Ornithology, baseada em How High the Moon; I''ve Got Rhythm, de George Gershwin, inspira Anthropology e Scrapple from the Apple. Alcoólatra e dependente de heroína, interna-se em um hospital de Los Angeles em 29 de junho de 1946. Volta a Nova York em abril de 1947. Começa a fase mais fértil da carreira, que vai até 1951.

Tenta o suícidio por duas vezes em 1954. Apresenta-se no Birdland, uma casa nova-iorquina batizada em sua homenagem, no dia 5 de março de 1955, uma semana antes de morrer, em Nova York.