5.2.1 Aspectos Políticos:   Por toda parte, dentro da Paraíba, existem análogos problemas de seca, condiçõe... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

História da Paraíba: 5.2. Paraíba Atual

94

por:

5.2.1 Aspectos Políticos:

 

Por toda parte, dentro da Paraíba, existem análogos problemas de seca, condições sociais e similares. As razões de existência dos "chefes políticos" não diferem muito entre si, pelo menos quando se toma a situação como um todo. Os fenômenos de independência constatados na Paraíba correspondem à existência de aglomerações relativamente pequenas.
O problema das cidades ganha relevo na análise política. A síntese dos diferentes elementos, que são as cidades e campo, os "chefes políticos" e os eleitores, afasta-se ainda mais do esquema traçado para a Paraíba. Neste Estado, os partidos políticos são consequência de uma certa situação de fato, histórica e contingente.

Os partidos políticos paraibanos são os seguintes:

PCB: Partido Comunista Brasileiro
PSB: Partido Socialista Brasileiro
PSD: Partido Social Democrático
UDN: União Democrática Nacional
PTB: Partido Trabalhista Brasileiro
PSP: Partido Social Progressista
PL: Partido Liberal
PTN: Partido Trabalhista Nacional
PRN: Partido da Reconstrução Nacional
PDS: Partido Democrático Social
PDT: Partido Democrático Trabalhista
PFL: Partido da Frente Liberal
PSC: Partido Social Comunista
PMN: Partido da Movimentação Nacional
PMDB: Partido do Movimento Democrático Brasileiro
PT: Partido dos Trabalhadores
PC do B: Partido Comunista do Brasil
PSDB: Partido Socialista Democrático Brasileiro
PST: Partido Social Trabalhista
PDC: Partido Democrático Cristão

Os principais órgãos públicos que auxiliam o governo são:

Telpa: Telecomunicações da Paraíba, responsável pelos serviços telefônicos;
Paraiban: Banco do Estado da Paraíba S/A. Foi fechado pelo Banco central e reaberto no goveerno de Ronaldo Cunha Lima;
Cagepa: Companhia de Água e Esgoto da Paraíba;
Ceasa: Centrais de Abastecimento Sociedade Anônima, responsável pelo abastecimento agrícola;
Saelpa: Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba, responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Estado, com exceção de Campina Grande, onde o serviço é prestado pela Celb;
Ipep: Instituto de Previdência do Estado da Paraíba, responsável pela assistência médica, benefícios e aposentadorias dos trabalhadores estaduais;
Cehap: Companhia Estadual de Habilitação Popular, responsável pela habilitação das pessoas mais pobres;
Pbtran: Batalhão da Polícia de Trânsito;
ECT: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Para coordenar as atividades comerciais, agrícolas, sociais e políticas, a fim de melhorar as condições de vida da população, o poder é dividido em três:

Poder Legislativo: Exercido pelos deputados estaduais, eleitos pelo povo como seus representantes, durante um período de 4 anos.
Poder Judiciário: Exercido pelo Tribunal de Justiça, por meio dos desembargadores e juizes.
Poder Executivo: Exercido pelo governador do Estado, que atua por 4 anos.

5.2.2 Aspectos Econômicos:

Sob o ponto de vista econômico, considerando a P.E.A. (população economicamente ativa) correspondente aos setores econômicos, percebe-se que está ocorrendo uma redução no número de pessoas ocupando o setor primário paraibano, o que confirma a saída da população do campo. Enquanto isso, nas cidades, o setor terciário está sofrendo aumento gradativo, ao receber a população proveniente do setor primário.

A debilidade da indústria no Estado mostrou uma redução nos percentuais da população pertencente ao setor secundário entre as décadas de 70 e 80. A indústria, em 1995, teve uma crescimento de 7,7% e sua produção de 2,6%, que por pouco não se nivelou ao crescimento líquido demográfico.

Apesar da população paraibana continuar participando cada vez menos do setor primário, este ainda representa a base da economia do Estado. Os principais produtos agrícolas paraibanos são:

Abacaxi: Sobre o qual a Paraíba se destaca como o maior produtor, tendo grande importância para a exportação. O abacaxi é cultivado em Sapé, Mari e Mamanguape.
Sisal: Nos anos 50 e 60 foi o principal produto agrícola paraibano. Hoje ocupa o terceiro lugar na exportação estadual.
Cana-de-açúcar: Possui grande importância econômica, pois dela se fabrica o álcool usado como combustível. As principais áreas de cultivo são os vales, os tabuleiros e o litoral.
Algodão: Na região sertaneja, ocupa lugar de destaque. Essa cultura já representou o principal produto agrícola paraibano.
Mandioca, milho e feijão: São culturas de subsistência.
Na produção animal, destacamos os rebanhos:
Bovino: Sua produção se destina basicamente a alimentação local. Localiza-se mais intensamente no Agreste e no Sertão.
Suíno: Com a melhoria das técnicas de criação, o rebanho vem apresentando um crescimento. Localiza-se no Cariri e no Sertão.
Caprinos e Ouvinos: Fornece carne e leite. Localiza-se nos Cariris e no Sertão.
Equinos, Asininos e Muares: Destinados ao transporte.
Percebe-se que a pecuária é praticada de forma extensiva na Paraíba.

5.2.3 Aspectos Sociais:

Nosso povo surgiu na mistura das raças branca, negra e índia. Esta última já habitava a região.
A população da Paraíba é essencialmente mestiça, o que resulta da união de três etnias: a mulata, a cabocla e a cafuza.

5.2.4 Aspectos Religiosos:

Na Paraíba existem várias religiões, porém o Catolicismo é a predominante. O protestantismo vem crescendo muito nos últimos tempos e cada vez mais atrai adeptos da Igreja Católica. Par evitar isso, os carismáticos vêm se esforçando para buscar jovens, a fim de mostrar-lhes um catolicismo mais atrativo e que possa chamar-lhes a atenção.
Existem Igrejas Protestantes, como por exemplo a Universal do Reino de Deus, que podem ser consideradas como "comerciantes", pelo fato de exigirem dinheiro de seus fiéis. Este tipo de Igreja tem obtido um sucesso e uma divulgação impressionantes, já que são bastante difundidas pelos meios de comunicação.
Além da Igreja Universal do Reino de Deus, há outras igrejas protestantes, também bastante difundidas, como a Igreja Presbiteriana e a Assembléia de Deus.

Além dessas igrejas citadas existem outras com um número menor de adeptos, e outras que são consideradas seitas. São elas: Espiritismo, Umbanda, Rosa Cruz, Borboleta Azul, Maçonaria, Igreja Messiânica, Gnose (controle da mente), Igreja dos Mormos e outras menos significativas.

5.2.5 Aspectos Culturais

Folclore

As manifestações folclóricas e populares existem em grande quantidade na Paraíba. Tais manifestações fazem parte da cultura do Estado paraibano.
Dentre estes acontecimentos, podemos citar: festas de padroeiro, festas natalinas, festas juninas, casamentos, batizados, noivados, festas de ano novo, festas de caráter religioso, vaquejadas, exposições agropecuárias, festas do calendário cívico, entre outras.

Artesanato:

Literatura transmitida de pessoa a pessoa, que se conserva na memória do povo. Fazem parte desta literatura: as anedotas, a cantoria de viola, a glosa, a parlenda, o folheto de cordel, o provérbio, advinha, etc.
Anedota: Tipo de estória curta, que tem por finalidade provocar risos em alguém.
Cantoria: Atividade própria do poeta-cantador. A cantoria sofreu codificações desde o seu surgimento até hoje, e atrai muitas pessoa para vê-la.
Parlenda: Poema feito em versos curtos, geralmente utilizados para distrais crianças.
Provérbio: Sentença breve, criada pelo povo. Tem por finalidade mostrar a experiência humana.
Advinha: Tipo de passatempo divertido.

Festas Populares

Na Paraíba, as festas cívicas e populares são comemoradas pela população com grande entusiasmo.
Os paraibanos aprenderam a festejar acontecimentos religiosos com os portugueses, tendo influência também dos indígenas.
Os festejos populares realizados em homenagem aos padroeiros servem para reencontrar pessoas que não se vinham a muito tempo, especialmente familiares que vêm de outras localidades para fazer uma visita à sua terra natal. Esses festejos também servem para o divertimento da população.

As principais festas populares são:
- Festa de Nossa Senhora das Neves e Festa de Nossa Senhora da Penha, ambas comemoradas em João Pessoa;
- São João e Micarande, festas populares comemoradas em Campina Grande, que atraem turistas de todo o país;
- Festa da Luz, em Guarabira;
- Festa da Guia, em Patos;
- Festa do Rosário, que ocorre em Pombal e Santa Luzia.