Perfil profissional
Quanto mais democrática é a sociedade, mais o jornalismo adquire papel de relevância social. Jornalismo é produzido por jornalistas. Diferentemente do colunismo especializado que pode requerer, ou não, esta formação. Cabe ressaltar que a decisão do Supremo Tribunal Federal não anula a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A decisão aponta para a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função de jornalista.
Com efeito, as redações dos diversos veículos de comunicação continuam a contratar jornalistas graduados em jornalismo. Isto porque a função do jornalista ultrapassa os limites da busca e da divulgação de notícias, ele deve aprofundar-se na interpretação dos acontecimentos, na análise de suas causas e consequências e na veracidade de suas fontes. O jornalista contemporâneo é multimídia e multifuncional: pesquisa, redige, edita reportagens, escreve crônicas, artigos e comentários e presta assessoria de comunicação e marketing, inclusive no ramo das celebridades.
O curso de Jornalismo fornece o manancial necessário para que o aluno seja capaz de desempenhar sua missão como jornalista, com eficiência e eficácia, em meios de comunicação tradicionais e digitais. O egresso estará apto a utilizar todas as técnicas jornalísticas, além de ser formado de maneira a estar atento às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas/digitais da sociedade.
Mercado de Trabalho
O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.
Atividades Principais
- Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
- atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
- desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
- atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
- planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
- elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
- divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.
Matérias
- Cultura Brasileira
- Fundamentos das Ciências Sociais
- Fundamentos de Economia
- Fundamentos de Marketing
- Introdução à Fotografia
- Introdução às Profissões em Comunicação
- Comunicação e Semiótica
- Fotojornalismo
- História Da Mídia
- Metodologia Científica
- Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
- Comunicação e Semiótica
- Fotojornalismo
- História Da Mídia
- Metodologia Científica
- Comunicação Comunitária
- Cultura Empreendedora
- Estética e História da Arte Contemporânea
- Redação e Produção Para Áudio (Rádio)
- Técnicas de Entrevista Jornalística
- Teoria Do Jornalismo
- Linguagem e Roteirização Para Audiovisuais
- Mídias Digitais
- Redação e Produção Para Vídeo (TV)
- Técnicas de Reportagem Jornalística
- Arquitetura Da Informação
- Assessoria de Comunicação
- Cultura das Mídias
- Planejamento de Cobertura Jornalística
- Projeto Experimental Em Comunic. Pública e Privada
- Redação e Produção Para Web