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Jornalismo

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Perfil profissional

Quanto mais democrática é a sociedade, mais o jornalismo adquire papel de relevância social. Jornalismo é produzido por jornalistas. Diferentemente do colunismo especializado que pode requerer, ou não, esta formação. Cabe ressaltar que a decisão do Supremo Tribunal Federal não anula a necessidade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A decisão aponta para a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da função de jornalista.

Com efeito, as redações dos diversos veículos de comunicação continuam a contratar jornalistas graduados em jornalismo. Isto porque a função do jornalista ultrapassa os limites da busca e da divulgação de notícias, ele deve aprofundar-se na interpretação dos acontecimentos, na análise de suas causas e consequências e na veracidade de suas fontes. O jornalista contemporâneo é multimídia e multifuncional: pesquisa, redige, edita reportagens, escreve crônicas, artigos e comentários e presta assessoria de comunicação e marketing, inclusive no ramo das celebridades.

O curso de Jornalismo fornece o manancial necessário para que o aluno seja capaz de desempenhar sua missão como jornalista, com eficiência e eficácia, em meios de comunicação tradicionais e digitais. O egresso estará apto a utilizar todas as técnicas jornalísticas, além de ser formado de maneira a estar atento às transformações socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas/digitais da sociedade.

Mercado de Trabalho

O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.

IlustraçãoO jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.

As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.

Atividades Principais

  • Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
  • atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
  • desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
  • atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
  • planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
  • elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
  • divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.

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