Por volta de 1456, torna-se discípulo do pintor Fra Filippo Lippi, que influencia fortemente suas primeiras obras. Mais tarde trabalha também com Andrea del Verrocchio e Piero Pollaiuolo. Em 1469 ajuda na execução de uma representação das sete virtudes para o tribunal da Mercanzia, encomendada a Pollaiuolo. Apenas em 1470 é oficialmente encarregado de pintar Constancia.
Tem como patronos os Medici, influente família florentina. Executa Adoração dos Magos (1476-1477), Primavera (1478), considerada sua mais importante obra por representar a estética florentina do século XV, e Santo Agostinho na Cela (1480).
Em 1481 vai para Roma como um dos artistas convidados para decorar a Capela Sistina. Para a Capela do Vaticano, cria os afrescos Sacrifício do Leproso, Episódios da Vida de Moisés e Castigo de Cora, Datan e Abiron. De volta a Florença, expressa em sua pintura a situação político-religiosa da cidade. Pinta Magnificat (1483), Nascimento de Vênus (1485) e Natividade (1500). Morre em Florença.