Pintor, escultor e artista gráfico norte-americano (27/10/1923-29/9/1997). É um dos pioneiros da pop art, movimento que tem seus princ&... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Roy Liechtenstein

97

por:

Pintor, escultor e artista gráfico norte-americano (27/10/1923-29/9/1997). É um dos pioneiros da pop art, movimento que tem seus princípios no fenômeno da cultura de massa. Nascido em Nova York, gradua-se em artes pela Universidade de Ohio em 1949. No começo da carreira, em 1951, pinta cowboys e índios em estilo moderno. Em 1957 tenta seguir as técnicas e modelos do expressionismo abstrato.

Nessa época leciona na New York State University College. Três anos depois, após pintar um Mickey Mouse para seus filhos, interessa-se por desenhos de história em quadrinhos e dedica-se a essa arte. O resultado de seu trabalho, nessa fase, é uma combinação entre arte abstrata e comercial, consideradas as melhores imagens da pop art. São obras executadas com cores primárias e pontos reticulados, imitando os métodos mais baratos de impressão.

Seus personagens têm fala escrita em balões, como nos quadrinhos. Um exemplo é o Whaam! (1963). Após a década de 70 produz esculturas, principalmente de bronze polido, imitando formas art déco dos anos 30. Morre em Nova York.