Papa de origem italiana (7/6/1502-10/4/1585). Responsável pela promulgação do calendário gregoriano e pela criação dos seminários para a formação de padres católicos, apostólicos, romanos durante seu papado (1572-1585). Ugo Boncompagni nasce em Romagna, região de Bolonha.
Estuda direito na Universidade de Bolonha. Por seu conhecimento de leis canônicas, é enviado pelo papa Pio IV, em 1561, para participar do Concílio de Trento até 1563. Dois anos mais tarde é nomeado cardeal na Espanha. É eleito papa em 14 de maio de 1572 como sucessor de Pio V. Na chefia da Igreja, dá impulso à Contra-Reforma, colocando em prática medidas decretadas no concílio.
Forma comitês de cardeais para investigar abusos no meio eclesiástico e para criar o Index Librorum Prohibitorum (Index dos Livros Proibidos). Monta o sistema de seminários e a Universidade Gregoriana e delega o comando do ensino da época aos jesuítas, com o objetivo de formar missionários para trabalhar nos países protestantes.
Gregório XIII passa para a história como pontífice criticado por estimular os irlandeses contra as ações anticatólicas da rainha Elizabeth I, da Inglaterra, e por celebrar a Noite de São Bartolomeu, evento marcado pela morte de centenas de protestantes franceses, ao som do Te Deum (hino de glória a Deus). Morre em Roma.