Tipos de Glaucoma Glaucoma crônico de ângulo aberto Ocorre em 80% dos casos e não apresenta sintomas no início. No enta... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Glaucoma

97

por:

Tipos de Glaucoma

Glaucoma crônico de ângulo aberto

Ocorre em 80% dos casos e não apresenta sintomas no início. No entanto, se não for tratado precocemente, com o passar dos anos, o paciente pode perder totalmente a visão.

Glaucoma de pressão normal

Nesse tipo de glaucoma, o dano ao nervo óptico e o estreitamento da visão lateral ocorrem inesperadamente em pessoas com pressão intra-ocular normal.

Tanto nos casos de glaucoma de ângulo aberto como de pressão normal, raramente o paciente apresenta sintomas bem definidos, como dor nos olhos ou a redor deles, e alteração da visão.

O glaucoma pode levar meses e até anos para se desenvolver, sem apresentar qualquer alteração. Na maioria dos casos, a doença progride lentamente sem que o paciente note a perda gradual da visão periférica.

Normalmente, a visão vai piorando das laterais para o centro do campo visual.

Ângulo fechado

Caso de emergência clínica.

Pessoas com esse tipo de glaucoma apresentam aumento súbito da pressão ocular. Os sintomas incluem dor intensa e náusea, assim como vermelhidão ocular e visão embaçada. Sem tratamento, o paciente pode ficar cego em apenas um ou dois dias.

Congênito

A criança que nasce com glaucoma, geralmente apresenta sintomas característicos, como olhos embaçados, sensibilidade à luz e lacrimejamento excessivo. O tratamento sugerido é a cirurgia. Se for feita precocemente, pode apresentar bons resultados.

Glaucomas secundários

Decorrentes de outras doenças. Em certos casos, estão associados com cirurgia ocular ou cataratas avançadas, lesões oculares, alguns tipos de tumor ou uveíte (inflamação ocular). Da mesma forma, os corticosteróides - usados para tratar inflamações oculares e outras doenças - podem desencadear o glaucoma em algumas pessoas.

Como é feito o diagnóstico

IlustraçãoO glaucoma só é detectado após um exame oftalmológico cuidadoso, no qual é medida a pressão intra-ocular. O procedimento é simples e indolor.

Na maioria dos pacientes, o nervo óptico pode ser examinado de imediato, quando se observa o interior do olho com um instrumento chamado oftalmoscópio.

Apesar de serem muitas as doenças que afetam o nervo óptico, a lesão causada pelo glaucoma tem um aspecto característico que permite ao médico detectar a sua existência.

Links Relacionados


Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma - ABRAG