Perfil do profissional
O Curso de Turismo proporciona sólida formação humanística, técnica e prática. O mercado de trabalho espera que o profissional da área seja capacitado para planejar, empreender e gerir empresas turísticas, adaptando-se ao cenário competitivo globalizado, levando em conta aspectos relacionado à sustentabilidade e atendendo aos padrões técnicos internacionais.
Mercado de trabalho
A graduação em Turismo abre um enorme leque de possibilidades profissionais. O bacharel em Turismo pode atuar em diversas áreas: Agências de viagens e operadoras de turismo; Consultorias e assessorias turísticas; Cruzeiros Marítimos; Empresas aéreas; Empreendimentos próprios; Empresas organizadoras de eventos; Empresas de animação e recreação; Hotéis, resorts, motéis, pousadas, e camppings; Locadoras de veículos; Parques aquáticos e temáticos; Restaurantes, bares e similares; Setor público (Secretarias de Turismo); Transportadoras turísticas terrestres (rodoviárias e ferroviárias); Universidades, centros universitários e faculdades.
Atividades Principais
- Atuar em atividades relacionadas ao planejamento e Marketing de Destinos e Produtos Turísticos;
- elaborar planos de desenvolvimento turístico para municípios e regiões diversas do País;
- elaborar planos de negócios para empresas de Turismo e Hospitalidade;
- criar, administrar e assessorar agências de turismo e eventos/recreação;
- assessorar o cliente na escolha de planos de viagem ou excursão;
- elaborar e gerir projetos em empreendimentos hoteleiros e extra-hoteleiro;
- trabalhar na consultoria a empresas turísticas, transportadoras, empresas de entretenimento e lazer.
Matérias
- Análise Financeira de Projetos Turísticos
- Atividades Complementares
- Atividades Práticas Supervisionadas
- Cadeia Produtiva
- Ciências Sociais
- Comunicação e Expressão
- Contabilidade e Turismo
- Cultura, Arte e Folclore
- Espaço Geográfico Brasileiro
- Estágio Supervisionado
- Estatística
- Estudo de Viabilidade de Projetos Turísticos
- Estudos Disciplinares
- Fundamentos do Turismo
- Gestão de Pessoas no Turismo
- Gestão em Empresas Turísticas
- História e Patrimônio do Brasil
- Homem e Sociedade
- Hospitalidade, Ambiente e Globalização
- Interpretação e Produção de Textos
- Inventário de Destinos Turísticos
- Legislação Turística e Ética
- Língua Espanhola
- Língua Inglesa
- Marketing de Destinos e Produtos Turísticos