O Curso
O curso exige o conhecimento básico de música. Mesmo assim, o curso possui disciplinas voltadas para o conteúdo teórico e prático da música. Há ainda, carga horária significativa destinada a estágios supervisionados.
Perfil Profissional
Esse profissional utiliza a música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) como processo terapêutico, buscando facilitar ou aperfeiçoar a comunicação, o relacionamento, o aprendizado, a mobilização, prevenção e tratamento de distúrbios da fala, audição, locomoção.
Mercado de Trabalho
O musicoterapeuta atua no campo da saúde física, psíquica e da saúde mental. Para tanto, utiliza-se primordialmente da música/som como agente terapêutico, através do qual procura estabelecer relação sonora com o paciente e estimulá-lo a corresponder a essa comunicação por meio de sons ou movimentos.
Outro mercado é a área de criação de projetos de sonorização de ambientes de trabalho em indústrias, escritórios e outros estabelecimentos comerciais, buscando aumentar a produção e reduzindo as chances de estresse.
O musicoterapeuta poderá trabalhar em empresas, instituições, hospitais, clínicas e também como profissional autônomo, em consultório próprio.
Matérias
- Análise Musical em Musicoterapia
- Anatomofisiologia
- Antropologia
- Arteterapia e Musicoterapia
- Computação em Musicoterapia
- Conjunto Musical
- Ética em Musicoterapia
- Etnomusicologia
- Filosofia I
- Filosofia II
- Folclore Musical
- Foniatria
- Fundamentos em Musicoterapia
- Gerontologia em Musicoterapia
- História da Música I
- História da Música II
- História da Musicoterapia
- Iniciação Musical
- Instrumento Musical – Violão
- Instrumento Musical – Flauta
- Instrumento Musical – Percussão
- Instrumento Musical – Teclado
- Introdução à Estatística
- Medicina de Reabilitação
- Metodologia Científica
- Metodologia Musical