Político paulista (15/3/1882-9/2/1946). Elege-se presidente da República, mas é impedido de tomar posse pela Revoluç&atild... Pressione TAB e depois F para ouvir o conteúdo principal desta tela. Para pular essa leitura pressione TAB e depois F. Para pausar a leitura pressione D (primeira tecla à esquerda do F), para continuar pressione G (primeira tecla à direita do F). Para ir ao menu principal pressione a tecla J e depois F. Pressione F para ouvir essa instrução novamente.
Título do artigo:

Júlio Prestes

97

por:

Político paulista (15/3/1882-9/2/1946). Elege-se presidente da República, mas é impedido de tomar posse pela Revolução de 1930. Júlio Prestes de Albuquerque nasce em Itapetininga e forma-se em direito em São Paulo. Abandona a advocacia para se dedicar à carreira política.

A partir de 1909 elege-se deputado estadual por cinco legislaturas consecutivas, concorrendo pelo Partido Republicano Paulista (PRP). Em 1924 torna-se deputado federal e líder da bancada paulista na Câmara. Três anos mais tarde, morre o presidente de São Paulo, Carlos de Campos.

Júlio PrestesO vice, Fernando Prestes, pai de Júlio, recusa-se a assumir para não se incompatibilizar com o filho, aspirante ao cargo. Realiza-se novo pleito e Júlio Prestes é eleito, tomando posse em julho de 1927. Em 1930, com o apoio de Washington Luís, elege-se presidente da República, derrotando por larga margem o candidato da oposição, Getúlio Vargas.

O assassinato de João Pessoa, candidato a vice na chapa de Vargas, precipita a Revolução de 1930, que acaba com a República Velha. Vitorioso o movimento revolucionário, Júlio Prestes exila-se na Europa. Retorna ao país em 1934, mas se mantém afastado da política até morrer, em São Paulo.